Por Geraldo Gurgel
A hospitalidade é determinante para tornar a viagem ainda mais agradável. Seja ela a trabalho, lazer ou motivada por outros objetivos, a qualidade do atendimento se reflete na satisfação do cliente, independentemente do meio de hospedagem: hotel, pousada, albergue ou resort de luxo. E o Brasil faz bonito nesse quesito, segundo estudo do Ministério do Turismo, 98% dos estrangeiros aprovam a hospitalidade do brasileiro.
E os profissionais da hotelaria estão sempre prontos para atender as necessidades do hóspede com cortesia e disposição, além de fazer o melhor possível para que ele se sinta bem acolhido. Gerentes, administradores e proprietários de hotéis fazem parte desse grupo de trabalhadores.
“O Ministério do Turismo homenageia os trabalhadores que têm a função de proporcionar uma boa qualidade de serviços para os hóspedes, agindo com profissionalismo e muita hospitalidade”, destacou o ministro Marx Beltrão. Ele ressaltou a preocupação da Pasta em qualificar os profissionais que atendem os turistas com a oferta de cursos técnicos, presenciais e em plataformas digitais, além de editar cartilhas com dicas para atender bem turistas com deficiência, idosos e LGBT. “Precisamos capacitar e qualificar profissionais responsáveis por tornar a experiência do hóspede positiva, atendendo e servindo com toda dedicação nossos turistas”, concluiu.
Com mais de 31.3 mil estabelecimentos de hospedagem, o Brasil é um gigante da hotelaria mundial. O segmento conhecido como a “indústria sem chaminé” é um dos segmentos mais sólidos do turismo brasileiro, além de gerar desenvolvimento para a economia da região onde se estabelece. Uma das características da atividade é a rápida geração de emprego e renda. O segmento hoteleiro reúne, em um mesmo ambiente, profissionais de hospedagem, lazer, recreação e alimentos e bebidas, entre outros envolvidos no conceito de bem servir.
Os meios de hospedagem estão entre os principais equipamentos turísticos de um destino. Em alguns locais, os hotéis são considerados atrativos turísticos. Os resorts, com pensão completa, são exemplos de meios de hospedagem que têm como característica principal atrair visitantes pelos serviços oferecidos aos clientes.
Segundo a ABIH Nacional, o segmento hoteleiro responde por mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos em todo o Brasil. A associação empresarial de classe é uma das mais antigas do turismo nacional e reúne mais de 3.200 meios de hospedagens brasileiros. A ABIH é parceira do Ministério do Turismo e atua como órgão técnico e consultivo na busca de solução para os problemas setoriais da hotelaria. Um segmento importante que acolhe o turista em seu estabelecimento e é responsável, em grande parte, pelo sucesso da viagem e retorno do visitante.
ANIVERSÁRIO – A data de hoje marca a fundação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) há 81 anos. Em 1936, durante a realização do I Congresso Nacional de Hoteleiros, no Rio de Janeiro, os hotéis buscavam a valorização e a regulamentação de estabelecimentos informais de hospedagem com o objetivo de defender os direitos dos profissionais de hotelaria no Brasil. Fonte: Agência de Notícias do Turismo