Para a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, responsável pela área de fiscalização no MTur, a ação cumpriu o objetivo principal de alertar sobre a necessidade de regularização das empresas e pessoas físicas que atuam no setor, conforme prevê a Lei Geral do Turismo.
“Essa ação, que será realizada em todo o País, foi bastante proveitosa. O apoio da Secretaria de Turismo do Estado, que mobilizou servidores e a polícia militar, foi fundamental para o sucesso da operação e também para avançarmos na qualificação e formalização dos serviços e transmitirmos segurança ao turista”, salientou.
Para o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, assegurar que os prestadores de serviço estejam regulares é fundamental para que o turista se sinta seguro na cidade. “Nosso objetivo com essa ação é conscientizar os profissionais da área da importância da regularização dos seus serviços, pois quando um turista escolhe um destino ele decide não apenas pelos atrativos, mas também pelo atendimento que vai receber. Vamos intensificar nosso trabalho no sentido de garantir aos visitantes uma estada perfeita”, afirmou o secretário.
A OPERAÇÃO
A presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV/RJ), Cristina Fritsch, defendeu uma fiscalização permanente. “Temos que fazer também no período da alta temporada quando as irregularidades aumentam, é importante também que todos conheçam os dispositivos da Lei Geral do Turismo”, disse ela, que representa 480 agências locais.
Vale destacar que o Rio de Janeiro foi a segunda unidade da federação, depois do Distrito Federal, a ter os prestadores de serviços turísticos fiscalizados pelo MTur — que estabeleceu um cronograma prevendo a realização de operações em todas as capitais do País. Fonte: Panrotas