Muito além do check-in: veja inovações nos apps das aéreas

Por Leonardo Ramos
As companhias aéreas estão, cada vez mais, investindo em atuslizações nos seus aplicativos, inclusive inovando com novas funcionalidades. Os exemplos são muitos, como o da Gol, que lançou neste ano o Selfie Check-In, utilizando reconhecimento facial no seu app; e ainda o da United, que anunciou recentemente a possibilidade de rastrear sua bagagem em tempo real através da ferramenta Track My Bag.
Divulgação/Delta Air Lines

Aplicativo da Delta passou a permitir check-in automático pelo app em outubro

Aplicativo da Delta passou a permitir check-in automático pelo app em outubro

Somente no mês de outubro, mais uma série de companhias aéreas revisaram seus aplicativos para smartphones, expandindo e aprimorando sua funcionalidade com novos recursos. Boa parte deles é útil para viajantes de negócios, ávidos frequentadores de aerooportos, enquanto outros são “apenas” divertidos.

Confira abaixo os cinco apps de aéreas que sofreram alterações no mês passado:

AIR FRANCE

Divulgação/ Air France

Aplicativo Air France Play disponibiliza músicas, filmes e jornais e revistas digitais para passageiros baixarem antes do embarque

Aplicativo Air France Play disponibiliza músicas, filmes e jornais e revistas digitais para passageiros baixarem antes do embarque

Além de contar com um novo nome, o aplicativo Air France Play recebeu recentemente uma atualização musical, permitindo que os usuários acessem uma seleção de listas de reprodução da Air France Music. As opções de músicas estão agora disponíveis no app ao lado de jornais e revistas digitais, além de vídeos. Vale lembrar que a maioria dessas funcionalidades só se torna disponível para aqueles com reservas em voos da aérea francesa, e a partir de 30 horas antes de seu voo. Nesse momento, os clientes podem baixar o que eles desejam ler, assistir ou ouvir no smartphone, para poderem acessá-los durante o voo.

UNITED AIRLINES

Divulgação/United

Mobile,App,Celular,Leitor de celular,Scan

Mobile,App,Celular,Leitor de celular,Scan

A United Airlines fez uma série de mudanças em seu aplicativo nas últimas duas semanas. Uma delas permitirá que passageiros da United com conexão em empresas parceiras possam emitir digitalmente, através do app, as passagens e cartões de embarque para o itinerário completo, não apenas para o voo sob a bandeira da United; a brasileira Azul está entre as aéreas envolvidas na facilidade.

A segunda atualização inclui a capacidade de mudar e cancelar voos através do aplicativo, comprar passagens de aéreas parceiras e ainda poder armazenar e acessar os pontos do programa de fidelidade da aérea, o Mileage Plus.

JAPAN AIRLINES

A mudança na Japan Airlines se trata menos de uma atualização de seu próprio aplicativo, e mais de uma colaboração com um terceiro já existente. A Japan Airlines apresentou recentemente o aplicativo JAL Explore Japan Wi-Fi. Desenvolvido pela Wire e Wireless Co Ltd, o novo app pretende auxiliar viajantes que forem visitar o Japão, seja a lazer ou a trabalho, a se manterem conectados na internet: trata-se de uma ferramenta que dá acesso a redes wi-fi gratuitas em cerca de 200 mil pontos de acesso ao redor do país, todos providos pela Wi 2, parceira da companhia aérea. Provando o fato de ser feito para turistas, a plataforma é liberada exclusivamente para viajantes internacionais, não existindo nem ao menos a língua japonesa entre os cinco idiomas disponíveis: inglês, tailandês, coreano e dois idiomas chineses.

SINGAPORE AIRLINES
Embora não seja a primeira companhia aérea a adicionar a possibilidade de pagamento virtual através de seu aplicativo, a inclusão das soluções digitais Android Pay e Apple Pay no app Singapore Air, da Singapore Airlines, pode ser benéfica para seus viajantes, especialmente para os corporativos, que embora ainda não utilizem em grande número os novos métodos de pagamento, podem encontrar neles uma boa saída para as burocracias e papeladas das viagens a negócios. Pagamentos de voos originários da Austrália, Bélgica, Holanda, Nova Zelândia e Reino Unido, porém, não estão disponíveis na nova funcionalidade.

DELTA AIR LINES

Divulgação Delta

A adição mais recente da Delta ao seu aplicativo Fly Delta é a possibilidade de se realizar check-in automático através de seu smartphone, a partir de 24 horas antes da partida. Com a tecnologia, os clientes recebem um alerta por e-mail ou notificação no celular e, ao abrir o aplicativo, apenas precisam aceitar as determinações sobre itens restritos para ter acesso ao seu cartão de embarque. Nos seus celulares, os viajantes também podem adicionar bagagens, selecionar assentos específicos e adquirir upgrades.

Por enquanto, a nova funcionalidade está disponível apenas para voos domésticos, mas para aqueles que se locomovem frequentemente em destinos dentro dos EUA, esse recurso pode ser no mínimo um bom auxílio para economizar tempo.

APPLE MAPS

Reprodução Apple

Apple Maps lançou recentemente função de mapeamento de terminais

Apple Maps lançou recentemente função de mapeamento de terminais

Outro aplicativo que não está na lista por não ser de uma companhia aérea, mas vale a pena destacar, é o Apple Maps, que recentemente lançou uma ferramenta que deve facilitar a vida de viajantes durante suas passagens em aeroportos. O app passará a contar com mapeamento de terminais de aeroportos, incluindo a localização de restaurantes, áreas de check-in, de embarque e até banheiros, e faz parte de uma atualização do mais recente sistema operacional para smartphones da Apple, o Ios 11.

Após um projeto piloto que contava com o Aeroporto Internacional de San José, na Califórnia (SJC), e o de Filadélfia, na Pensilvânia (PHL), a empresa incluiu mais oito mapas aeroportuários em outubro, todos nos Estados Unidos. São eles os aeroportos de Oakland (OAK), Miami (MIA), Minneapolis-St. Paul (MSP), Baltimore-Washington (BWI), Portland (PDX), Las Vegas (LAS), e ainda os dois aeroportos de Chicago, o O’Hare International (ORD) e Midway International (MDW). Fonte: Panrotas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *