Barco St Michel – Virbac vence pela classe Imoca a Regata Jacques Vabre

Por Eduardo Bastos

O barco St Michel – Virbac tornou-se quatro vezes campeão da Regata Jacques Vabre ao cruzar a linha de chegada no sábado (18), às 17h11, no Terminal Turístico Náutico de Salvador. Pilotado pelos franceses Jean-Pierre Dick e Yann Eliès, o veleiro vencedor da categoria Imoca fez o trajeto de 8 mil quilômetros de Le Havre, na França, até a capital baiana em 10 dias, 19 horas e 14 minutos.

 

Sob o comando de Jean-Pierre Dick, o St Michel (foto) já havia obtido duas vitórias na maior regata transatlântica do mundo justamente em Salvador, nos anos de 2003 e 2005. A terceira vitória foi conquistada em  Puerto Limon, na Costa Rica, em 2011.

A dupla comemorou com champagne e caipirinha no píer em forma de L do terminal depois que atracou, sob fogos, às 17h45. Mas, apesar da boa performance dos velejadores, a conquista foi suada. Eles tiveram problemas com o  spinnaker, uma vela grande em forma de balão içada à frente do mastro. “Tomamos as decisões certas em termos de estratégia, eu mais do lado racional e Yann com seu lado afiado e sua intuição”, explicou Jean Pierre.

“Fizemos um traçado bonito, que foi curvo às vezes e, outras vezes, retilíneo. Estou orgulhoso disso”, comemorou o copiloto Yann Eliès.

Outros três barcos da categoria Imoca estão previstos para cruzar a linha de chegada neste domingo (19): SMA, Des Voiles et Vous! e Malizia II. Já à noite, haverá uma homenagem no Yacht Clube da Bahia aos vencedores da Regata Jacques Vabre 2017, que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur). A prova deverá prosseguir até o dia 24 de novembro, à medida que forem chegando os outros barcos da categoria Imoca e também da Class40. Fotos: Jean Marie Liot ALea

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *