Fórum de Hotelaria e Turismo da Bahia: Crescimento da taxa de ocupação hoteleira anima o setor

 

Por Nelson Rocha  

No Ano Internacional do Turismo Sustentável, a taxa de ocupação hoteleira no Brasil, que no final de 2016 chegou literalmente ao afundo do poço, “parou de piorar e começou a melhorar”. Esta é avaliação do diretor do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza, um dos palestrantes do Fórum de Hotelaria e Turismo da Bahia, aberto nesta quarta-feira, 22 de novembro, no Fiesta Convention Center, em Salvador, com a presença de representantes dos hotéis, trade turístico e autoridades.

“A gente está entendendo que esta taxa alavanque de novo e, analisando a média de ocupação hoteleira brasileira, se ela está chegando perto dos 60 por cento no final de 2017, se tudo continuar normal, eu acho que ela fecha mais próximo dos 65, 70 por cento em 2018, do que longe disto”, revelou o executivo durante o evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia, que acontece sob o Painel Inovação e Sustentabilidade, com o apoio do Sebrae, Salvador Destination, Prefeitura Municipal de Salvador e demais parceiros da ABIH-Ba.

Evento da hotelaria reúne especialistas do setor e prossegue até amanhã. Foto: Nelson Rocha/Portal Turismo Total

 

 

Salvador acompanha esta tendência nacional de crescimento da taxa de ocupação hoteleira que anima o setor.  “Nós estamos fazendo rodadas de capacitação, já estivemos em nove países da América do Sul, em outras cinco cidades brasileiras que são os principais mercados emissores para a capital baiana e é o resultado deste trabalho que vem dando a Salvador uma condição melhor neste ano de 2017. É claro que o Fórum trás outro aspecto, que é exatamente discutir projetos integrando às intenções que têm tanto o poder público como a iniciativa privada”, pontuou na oportunidade o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, que durante o Painel Inovação expos detalhes sobre a implantação do POP (Programa de Otimização de Performance), que permitirá analisar o desempenho da hotelaria e dos atrativos turísticos da primeira capital do Brasil.

“Os hotéis estão procurando requalificar suas equipes, se repaginar, é um movimento constante que o hoteleiro faz, treinando seu pessoal, buscando novas ferramentas, novos serviços, pra agregar valor ao seu produto. É uma busca constante que o hoteleiro tem e este Fórum é justamente pra isto, dá a oportunidade da hotelaria, o trade, de conhecer  novas tecnologias, inovação, requalificação e ferramentas de vendas, que é o principal. Nós temos que saber vender o nosso produto. E a sustentabilidade é um foco do Fórum também”, declarou o anfitrião do encontro Glicério Lemos, presidente da ABIH-Ba.

Para o presidente da ABIH Nacional, Dilson Fonseca, o Fórum de Hotelaria e Turismo da Bahia é “um evento muito bom, com muito conteúdo, muitas palestras bastante ricas”, comentou. Sobre a recuperação do setor, ele disse nutrir uma expectativa muito positiva. “Realmente a hotelaria e o turismo, de modo geral no Brasil, sofreram muito nos últimos anos e agora existem indícios, números que mostram a reação do setor como um todo no Brasil e eu acredito que em Salvador, e também na Bahia, vai ter um crescimento maior do que a média nacional, uma vez que nós estávamos com uma deficiência maior, mais um passo atrás, em relação às dificuldades que tivemos nos últimos anos”.

Na opinião do dirigente maior da entidade representativa da hotelaria, o segmento de turismo de lazer terá expressivo crescimento em Salvador, “uma vez que a cidade está com uma credibilidade muito grande no Brasil afora, em função da excelente gestão e dos equipamentos novos que estão sendo construídos. No verão, o segmento espera um crescimento muito grande no setor de lazer”, afirmou.

O Fórum de Hotelaria e Turismo da Bahia prossegue nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, no mesmo local, com o Curso Revenue Management, ministrado pela consultora Gabriela Otto em dois níveis: Básico e Avançado, este último  permitido apenas aos associados da ABIH Bahia que já participaram do Nível Básico anteriormente. O CRM é para empresários do setor, diretores, executivos, gestores públicos e privados, profissionais do turismo, com foco nas novas abordagens, oportunidades tecnológicas e marketing de distribuição.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *