Por Raphael Silva
Já se foi o tempo em que para comprar uma viagem era necessário visitar uma agência ou conversar com um agente diretamente. Hoje, a internet revoluciona a maneira de se adquirir um produto turístico, seja ele um bilhete aéreo, uma reserva em hotel ou até mesmo ingressos para atrações como parques temáticos, e ganha cada vez mais espaço no mercado. Nos últimos anos, por exemplo, os valores movimentados em transações on-line com compras de viagens só crescem, com ápice de aumento em 2016, sendo que, segundo dados do instituto de pesquisa Statista, devem se manter subindo no mesmo ritmo ao longo dos próximos três anos.
Em 2014, o mundo comprou cerca de R$ 1,5 bilhão (US$ 470 bilhões) em viagens via internet, número que deve crescer 73% até 2020, uma vez que a expectativa de gastos anuais beira os R$ 2,7 bilhões (US$ 817 bilhões) para o início da próxima década.
O índice de crescimento ano a ano já ultrapassa a casa de 10%, sendo que, entre 2015 e 2016, foi de 13,8%. Para este ano, é esperado um aumento de 11%, atingindo mais de R$ 2 bilhões pela primeira vez.
Com o crescimento acelerado, os valores gastos deverão, aos poucos, se estabilizar. A Statista aponta uma média de crescimento entre 8% e 9% a partir de 2018. Confira abaixo os dados divulgados pelo instituto de pesquisa sobre as compras de viagens via internet nos últimos e próximos anos. Fonte: Panrotas.