Por Renato Machado
Estudo comandado pela Amadeus confirmou algo que a indústria de viagens já percebe há algum tempo: as redes sociais, tão presentes no cotidiano brasileiro, têm impacto real nas tomadas de decisão em relação às próximas férias. As plataformas têm esse fim para 48% dos brasileiros – acima da média latino-americana, que é de 43%.
“Estes números são o reflexo das mudanças que a internet trouxe para o Turismo. Os viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, estão remodelando o sistema global de viagens. Eles trazem novos desafios para a indústria, mas também oportunidade e mercado para as agências de viagem trabalharem”, analisa o gerente para o Brasil da Amadeus, Paulo Rezende.
O País lidera o uso das redes sociais dentre a América Latina, acompanhado de México e Argentina. Segundo a pesquisa, em 2016, 93 milhões de brasileiros utilizaram essas mídias para ler notícias, conversar com amigos e trocar informações.
O uso relacionado ao Turismo ocorre em todo o processo da viagem, seja pré, durante ou pós. A preferência desses 48% brasileiros usuários das redes para viajar se divide entre Facebook (87%), Whatsapp (85%) e Instagram (52%).
Durante a viagem, o smartphone é ferramenta essencial para 84% dos participantes do estudo – com consultas de clima, escolha de atividades e restaurantes, internet banking, etc. É o serviço de mensagem, no entanto, o mais importante, para 73% dos usuários.
O “buscador de capital social”, um dos perfis dos novos viajantes da indústria, define 70% dos turistas brasileiros, informação acompanhada dos 62% que responderam utilizar smartphones para compartilhar suas experiências nas redes sociais. Fonte: Panrotas.