Câmara do Porto (PT) passa a taxar em 2 Euros cada dormida em alojamento turístico da cidade

A Câmara do Porto aprovou nesta terça-feira, dia 12, a aplicação a partir de 1 de Março de uma taxa de dois euros por pernoita no alojamento turístico da cidade, que justifica com a necessidade de “assegurar fontes de financiamento” para compensar o “desgaste inerente à pegada turística” e poder manter-se como “destino de referência sustentável”.

De acordo com notícias da imprensa portuguesa, o regulamento aprovado pelo executivo liderado por Rui Moreira define que a taxa só é aplicada a maiores de 13 anos e por um período máximo de sete noites.

O regulamento isenta ainda da taxa os visitantes que se desloquem ao Porto para tratamentos médicos, bem como aqueles que tenham taxa de incapacidade superior a 60%.

A taxa agora aprovada para o Porto (foto) é o dobro da que foi decidida em Lisboa e que à época suscitou forte oposição de PSD e CDS, tendo ficado célebre o discurso contra “as taxa e taxinhas” do ex-ministro centrista Pires de Lima (para ler mais clique: Pires de Lima aproveita ‘palco’ da hotelaria para ‘tempo de antena eleitoral’).

Além da diferença de montante, também as finalidades anunciadas diferem, pois enquanto Lisboa se comprometeu a aplicá-la em benefício do turismo, no Porto a intenção é compensar “a pegada” dos turistas que visitam a cidade. Fonte: Presstur

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *