Por Matheus Fortes
O verão chegará com força em todo o país nos próximos dias, mas a previsão é de que bons ventos venham a Salvador durante todo o ano que vem para a área de cultura e turismo. Pelo menos, é com esse otimismo que o chefe municipal dessa pasta, Cláudio Tinoco, vem avaliando os investimentos que buscam trazer cada vez visitantes à Baía de Todos-os-Santos.
Com um investimento médio anual de R$ 40 milhões, a pasta tem ganhado um incremento e importância cada vez maior desde o início da gestão de ACM Neto em 2013. O objetivo, segundo Tinoco, é aproveitar ao máximo o potencial da cidade com a aquela que sua principal vocação econômica, atraindo mais turistas e, principalmente, mais investimentos.
Na área da infraestrutura, uma das obras de maior peso, será a requalificação da Avenida Sete de Setembro. “Acreditamos ser a primeira obra a ser executada no âmbito do Prodetur, financiado pelo BiD, exatamente para desenvolvimento do turismo na cidade”, argumenta o secretário.
A requalificação também será feita em outros trechos na orla de Salvador, dos quais Tinoco destaca aquele entre a Ondina e o Rio Vermelho, e outro, entre Stella Mares, Praia do Flamengo e Ipitanga. “Iniciaremos todos os dois em 2018, e a gente aproveita aí dois polos hoteleiros importantes, tanto o Barra-Ondina, quanto aquele da Costa de Itapuã”.
No segmento de novos equipamentos e atrativos, aquele que mais se destaca será também entregue já em fevereiro: a Casa do Carnaval. O local funcionará como um museu que reconta a história e tradição da festa de Momo soteropolitana, detalhando aspectos importantes como a criação do trio elétrico, instrumentos musicais, abadas, além de muitos registros em vídeo, som e imagem.
Segundo Tinoco, o local irá dispor de várias ferramentas tecnológicas que promovam a interação com o visitante, tal como é usada nos espaços Carybé das Artes e Pierre Verger, nos fortes da Barra. Serão 62 vídeos, coletados de 11 filmes, que ilustram toda a energia representada pelos ritmos e pelas multidões que lotam a avenida nos dias de folia.
O espaço museográfico está em fase final de instalação em um imóvel de propriedade do Município, situado na Praça da Sé, no Pelourinho, e que foi enquadrado em um processo de restauração, através do PAC Cidades Históricas, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de um investimento de R$ 10 milhões do Governo Federal.
“Esse imóvel está devolvido a Prefeitura. Nós fizemos uma análise, e contratamos uma empresa com a curadoria de Gringo Cardia, ele que foi curador da Casa do Rio Vermelho – o memorial de Jorge Amado e Zelia Gattai, que passou a ser o terceiro atrativo em visitação em Salvador, em apenas dois anos”, completa o secretário.
O museu, segundo Tinoco, conseguirá atender, não apenas o anseio dos ícones do carnaval de Salvador – como artistas, compositores e produtores culturais –, como também fará jus a uma festa secular, de fama internacional, e de grande importância não só pelo aspecto da identidade da capital baiana, mas também pelo seu impacto econômico.
CENTRO HISTÓRICO
Outros equipamentos que começarão a ser implantados na cidade são o Museu da Cidade e o novo Arquivo Público Municipal, no bairro do Comércio. Aliás, o Centro Histórico tem sido foco de atenção especial da gestão municipal desde o início da segunda gestão do prefeito ACM Neto.
Além da Casa do Carnaval e das intervenções na Avenida Sete, a prefeitura será responsável pela requalificação das praças Castro Alves, da Inglaterra, Marechal Deodoro e Terreiro de Jesus.
“Isso está lastreado em algumas decisões que passam desde a requalificação urbanística, da incorporação da Rua Miguel Calmon, como uma rua sustentável, que será, de fato, uma referência para essa região do Comércio. Passa também pelo Museu da Música. Estamos numa fase muito próxima de aprovação e assinatura com o CAF, que é o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e será mais uma operação de crédito que financiará esse empreendimento urbanístico”, destacou Tinoco.
Acompanhado das intervenções, também está sendo executado um calendário de eventos na região, a exemplo do Pelourinho Dia & Noite, do Domingo Gastronômico, e da Maratona Click. “Tudo isso está dentro de uma estratégia, não só para o turismo, mas, sobretudo, para a cidade”.
O Forte de São Marcelo, contudo, ainda não tem projeto definido. O equipamento é propriedade e posse do Governo Federal, mas, vinha sendo alvo de interesse da prefeitura para uso de atividade turística, desde que foi entregue pelo Iphan em novembro de 2016. Porém, a falta de um projeto sólido fez com que o local permaneça fora das atrações turísticas da capital.
“Nós não encontramos ainda uma viabilidade econômica, por uma questão muito específica: o acesso ao forte é por via marítima. Por mais que seja curta, ela precisa ser operada por uma embarcação e esse é um dos elementos que dificulta a viabilidade econômica para que se possa implantar um conteúdo que sirva de atrativo efetivo, para que as pessoas possam se dispor de fazer a travessia, e visitar o equipamento”, explica Tinoco.
Ainda assim, o secretário enfatizou que continuará buscando alternativas que tornem o Forte de São Marcelo viável financeiramente como produto turístico.
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Já no aspecto da qualificação e promoção, 2018 será o ano de implantação do QualiSalvador – um novo programa de certificação empresarial e qualificação profissional, que buscam melhorar os serviços nos equipamentos turísticos da cidade – além do Plano Estratégico de Marketing Turístico.
“Estamos na fase de análise de portfólio de empresas, mas devemos, já no início do ano, contratar uma empresa de marketing que vai desenvolver todo o planejamento e já iniciar a execução dessa promoção que vai estar associada de forma substancial através do marketing digital, fazendo com que Salvador seja a primeira cidade brasileira usar a plataforma digital como promoção turística nacional e internacional”, explica.
A prefeitura também tem se esforçado para tornar a capital baiana cada vez mais atrativa para a atração de eventos internacionais da iniciativa privada. O ano de 2017 foi marcado não só por shows de grande escala, como a do ex-Beatle, Paul McCartney, na Arena Fonte Nova, como também da Transat Jaques Vabre – a maior regata transatlântica do mundo –, que retornou a Salvador, dez anos após sua última edição em águas baianas.
Se o show do Macca na arena já está dando um retorno (o espaço será palco para outro astro do rock internacional em 2018, que é britânico Roger Waters, ex-Pink Floyd), outro evento esportivo de grande sucesso no ano passado, que foi a Maratona Cidade de Salvador, também terá nova edição garantida.
A Saltur, sob a coordenação de Isaac Edington, já lança agora a segunda edição da maratona, em 2018. O lançamento antecipado elevará a perspectiva de atletas participantes, de 3.500, em 2017, para 7.000 em 2018. “Sem dúvida, esse crescimento está vinculado a um crescimento de atletas de outras cidades, estados”, observou, Tinoco.
Embora exista, de fato, o uso de recursos próprios na atração desses eventos, o secretário explica que o retorno dado apenas com a promoção espontânea internacional consegue pagar até dez vezes mais o que foi investido inicialmente pelo Município.
“A plataforma de eventos para Salvador tem uma importância muito mais ampla. Não só pelo aspecto vinculado a cultura, como também a economia da cidade. E, acima disso, de uma perspectiva direta de geração de empregos, postos de trabalho na cidade, e estímulo à economia criativa”, destacou Tinoco.
Essa perspectiva, em 2019, será novamente ampliada, dessa vez com o Centro de Convenções, que, construído como um espaço multiuso, vai ampliar o leque de possibilidades para receber eventos nacionais e internacionais, e aumentando o turismo de negócios, principalmente durante a baixa estação, quando os hotéis mais sofrem com uma ocupação média de leitos a baixo do necessário para manter o empreendimento.
A ordem de serviço para dar início a construção deve ser dada entre o final de março e início de abril, com previsão de conclusão em 12 meses. “Estamos na reta final de instrução do processo para a abertura da licitação para a construção do centro. O prefeito determinou que dezembro seria o prazo de lançamento e nós iremos cumprir com essa determinação. Estimamos que em 90 dias, o processo licitatório esteja concluído”, adiantou o secretário. Fonte: Tribuna da Bahia.