Campanha estimula turismo para movimentar a economia do Rio

 

Por Darse Júnior

Esta semana começou a circular na mídia nacional uma campanha para incentivar os brasileiros a viajarem para o Rio de Janeiro. A ideia é ajudar a movimentar a economia e gerar emprego no estado fluminense por meio do turismo. A campanha convida os brasileiros com um conceito leve e bem carioca: “Rio de Janeiro. Vem que é muuuito maneiro!”

 

“É fundamental fazermos a promoção dos nossos destinos tanto no mercado interno quanto no cenário internacional. O turismo é um setor que reúne as melhores condições de ajudar no desenvolvimento econômico do Brasil”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O filme é embalado pelo refrão da música Preamar, de Seu Jorge. A ideia foi mostrar a diversidade do estado, que atende aos mais diversos perfis de turistas. As peças enfatizam que tem um Rio de Janeiro para cada brasileiro: o Rio das praias e da serra, o Rio da história e da arquitetura, o Rio dos passeios e das trilhas, o Rio dos botecos e dos grandes chefs, o Rio dos artistas de rua e dos espetáculos, o Rio de cada um e o Rio de todos. O refrão da música completa: Rio de Janeiro, pode chegar que o povo é maneiro.

A veiculação começou no último domingo (31) no intervalo da revista eletrônica Fantástico, da TV Globo. Na virada do ano, o vídeo foi exibido para as três milhões de pessoas que estiveram nas areias de Copacabana para assistir à tradicional queima de fogos e o show da Anitta. A campanha contemplará os meios como TV aberta, TV fechada, revistas, jornais, mídia exterior e Internet, nacional e regionalmente.

Na internet também será veiculado um vídeo mais longo com uma linguagem inovadora, sem locução, inspirada numa técnica desenvolvida pelo cineasta Olivier Astrólogo, conhecido por fazer vídeos dos principais destinos turísticos do mundo. Ao todo, serão investidos R$ 10 milhões até o fim de janeiro na veiculação das peças publicitárias.

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Créditos: Riotur

RÉVEILLON – Segundo levantamento do Ministério da Cultura, o fluxo de turistas na cidade no período do Réveillon, primeiro evento do calendário Rio de Janeiro a Janeiro, aumentou 11,4% em relação ao ano passado. No total, 707 mil turistas passaram pela cidade e injetaram R$ 1,82 bilhão na economia carioca. Incluindo os investimentos na organização da festa, o impacto chegou a R$ 1,94 bilhão. Esse movimento gerou 49 mil postos de trabalho – 9,3% a mais do que na edição passada – e R$ 115 milhões em tributos para o Rio.

A pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas também mostra a visibilidade que as atividades criativas no Brasil ganham nestes eventos, alavancando a internacionalização da cultura brasileira. Dos 707 mil turistas que passaram a virada do ano no Rio, 614 mil eram brasileiros e 93 mil estrangeiros. Os brasileiros eram majoritariamente de São Paulo (41,4%), seguido de Minas Gerais (16,3%). Do exterior, a maioria era da Argentina (33,1%), seguida da Europa (21,4%). Os brasileiros ficaram em média cinco dias no Rio de Janeiro e gastaram cerca de R$ 287,45 por dia. Os estrangeiros passaram um dia a mais e gastaram, em média, R$ 329 por dia. Os meios de hospedagem atingiram 98% de ocupação.

CAMPANHA SUL E SUDESTE – Além da campanha publicitária específica para promover o Rio de Janeiro, teve início em 22 de dezembro uma campanha publicitária veiculada na TV Record para divulgar as potencialidades turísticas do Sul e Sudeste. A ideia é promover alguns do principais destinos dessas regiões para incentivar e aumentar o fluxo turístico dentro delas. A emissora contará com uma equipe de conteúdo voltada a mais de 130 destinos turísticos sugeridos, identificando especificidades locais no processo de desenvolvimento do material de cada destino. O projeto segue até 28 de fevereiro. Fonte: Agência de Notícias do Turismo.

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