Por Nelson Rocha
Para conseguir melhorar a infraestrutura do país à prática do turismo, o ministro do Turismo Marx Beltrão talvez tenha que fazer mágica. O orçamento da sua pasta previsto para 2018 é de R$ 247 milhões, menos do montante destinado em 2011, à época algo em torno de R$ 800 milhões, não incluindo as emendas parlamentares.
Com uma redução de cerca de 70% no caixa, resta ao ministro Marx trabalhar focado no programa Brasil Mais Turismo, mas sem descuidar da indústria turística, geradora de emprego e renda. O corte do orçamento lamentavelmente atinge também o Ministério do Esporte, mas a nossa praia é o turismo sustentável e este tem a ver com o fato de arrumar a casa para receber bem as visitas.
Que venha em 2018 o anunciado crescimento da economia. O cenário oposto, o setor da cadeia produtiva do turismo já conhece e experimentou contabilizando prejuízos.
É chegada a hora das agências de viagens e operadoras multiplicarem seus pacotes, a aviação oferecer mais opções, o transporte por terra, rio e mar ser mais eficiente, mais seguro; da hotelaria, bares e restaurantes, destinos de sol e praia, rios, cachoeiras, histórias e culturas nativas receberem mais turistas brasileiros e estrangeiros.
Se nesse quase final da segunda década do novo século o Brasil recebe 6,5 milhões de turistas, em mais alguns anos poderá ter o dobro, triplicar esse número, competir à altura com países que não têm o calor e a beleza natural que o criador generosamente nos proporciona.
Vamos fazer mais promoções dos destinos brasileiros e atrair mais turistas. Essa nossa gente alegre está de braços abertos para recebe-los! Só pede mais segurança, porque com a presença deles, serviços não vão faltar.
Portanto, ações de governos federal, estadual e municipal, assim como da iniciativa privada, no sentido de incentivar avanços serão por demais fundamentais neste novo ano. O salto do turismo em 2018 é o real crescimento dos orçamentos para o setor. Que sejam bem vindos os turistas!
*O Portal Turismo Total agradece e deseja um Feliz Ano Novo para os seguidores, colaboradores e apoiadores.