A Azul vai reduzir de três para um voo diário as operações que ligam Governador Valadares e Belo Horizonte, em Minas Gerais, a partir de 5 de março. O motivo, segundo a empresa, é a falta de infraestrutura no aeroporto do destino, que não conta com o sistema IFR, instrumento que auxilia os pilotos no momento do pouso da aeronave.
Sem esse sistema, os níveis mínimos de segurança para pouso são elevados e, em qualquer condição meteorológica fora do padrão, a orientação da companhia é cancelar ou alternar pousos para outros aeroportos, como medida de segurança.
“Nos últimos meses, por conta das condições meteorológicas adversas, e da falta de disponibilidade do IFR no aeroporto, a operação na cidade tem sido muito instável, resultando em muitos voos cancelados ou alternados”, revela o vice-presidente Técnico-Operacional da Azul, Flávio Costa.
“Dedicamos esforços para trabalhar junto com o aeroporto na melhoria das condições de operação e, até momento, não temos informação de providências para minimizar os impactos causados aos nossos clientes”, reforça o executivo.
A empresa vai retomar os voos cancelados “assim que houver melhores condições de operação” e a certificação IFR. Fonte: Panrotas.
IFR é somente a abreviação das normas ou regras para o voo por instrumento, acrônimo de Instrument Flight Rules, IFR. Os aeroportos regionais precisam estar operando voo por instrumento baseados em informações do GPS, esse é o mínimo necessário para a moderna aviação. Saudações,