O hotel Pestana Porto – A Brasileira City Center & Heritage Building, que se encontra no edifício onde desde Maio de 1903 até inícios de 2013 funcionou o emblemático Café A Brasileira, está previsto abrir em Março, resultado de um investimento de mais de 12 milhões de euros.
A unidade hoteleira, que é propriedade do ex-jogador de futebol do Porto e do Sporting, e ex-seleccionador nacional, António Oliveira, estava prevista abrir em finais de 2017.
Na sexta-feira, dia 19, o grupo hoteleiro anunciou que o hotel, que “resulta de uma parceria de apoio à gestão celebrada entre a empresa OPPA – A Brasileira, Lda do empresário António Oliveira, promotor e investidor único do projecto e o Grupo de Dionísio Pestana” deverá “abrir portas já no início do mês de Março”.
Um comunicado da OPPA – A Brasileira, por sua vez, especifica que o empresário António Oliveira “investiu mais de 12 milhões de euros no novo empreendimento”.
O Pestana Porto – A Brasileira terá 90 quartos e suites distribuídos por seis pisos temáticos, relacionados com as importações de Portugal durante a expansão marítima, designadamente Café, Canela, Chá, Chocolate, Anis e Pimenta Rosa.
O hotel encontra-se junto do Teatro Sá da Bandeira e da Estação de São Bento, a 50 metros da Avenida dos Aliados e a cerca de 10 minutos da zona histórica da Ribeira, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
A renovação preservou “as características da fachada e a imagem das salas do rés-do-chão – cafetaria e restaurante – com a sua traça original”, num projecto desenvolvido pelo Gabinete APPEL, liderado pelo arquiteto Ginestal Machado, e executado pela construtora Mota Engil.
O design de interiores ficou a cargo de Jaime Morais, responsável por vários projectos do grupo Pestana, incluindo o Pestana Palácio do Freixo, o Pestana CR7 Lisboa e a Pousada de Lisboa.
O restaurante do hotel, que tem capacidade para mais cem pessoas, “mantém-se fiel ao desenho original do arquitecto Januário Godinho” e será liderado pelo chef Rui Martins. A aposta será “gastronomia tradicional portuguesa, mas com uma vertente contemporânea”.
O Pestana Porto – A Brasileira será o segundo hotel da gama Pestana Collection Hotels a abrir este ano, a seguir ao Pestana Amsterdam Riverside Hotel & National Monument, que abriu a 15 de Janeiro.
O grupo hoteleiro ainda tem previsto abrir mais um hotel da gama Collection, o Pestana Plaza Mayor, em Madrid.
A gama Pestana Collection Hotels integra ainda os hotéis Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument, Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site, Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District e Pestana Palácio do Freixo Pousada & National Monument. Fonte: Presstur; Foto: Pestana Porto