Após dificuldades, setor de Turismo espera recuperação no carnaval de 2018

Em tempos de crise, setores que vivem de produtos e vendas considerados “supérfluos” são um dos primeiros a serem impactados. O de turismo não é diferente. Mas agora, depois do movimento fraco nos anos anteriores, as agências comemoram um aumento do número de pacotes para o carnaval a cerca de três semanas do feriado.

Uma delas é a Latam Travel, que na primeira metade de janeiro já contabilizava um crescimento de 8% nas vendas de pacotes de Carnaval na comparação com 2017. A Agaxtur reportou avanço ainda maior, de 12%. A CVC não revela números, mas também garante que sentiu “aumento bem expressivo” nas vendas para este feriado.

“O que a gente observa é um aumento expressivo na procura antecipada por viagens de carnaval. Antes, o pessoal ficava inseguro e saía correndo atrás de alguma promoção na última semana. Neste ano, a gente já vê as pessoas se organizando, e eu dou esse crédito ao bolso mais cheio”, analisa Viviane Piovarcsik, gerente de vendas da CVC.

Carlos Braga, diretor de vendas da Agaxtur, também diz que as procuras por pacotes de carnaval estão mais adiantadas em 2018.

No entanto, em 2015 os preços passaram a pesar demais em seu bolso e ela deixou de viajar. “Em 2015, eu iria de novo para o Recife, ou para a Chapada”, relembra ela, que acabou desistindo. “A decisão financeira pesou muito, no carnaval estava muito caro.” Nos anos seguintes, também não houve viagem para Stéfanie.

O setor hoteleiro também está animado. É o que afirma Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Segundo ele, a expectativa para os destinos mais procurados pelos foliões, como Salvador, Rio de Janeiro e Recife, é que a ocupação fique entre 90 e 95% da capacidade dos hotéis. Nos anos de crise, o número não chegou a bater os 80%.

Não são apenas as agências de turismo e os hotéis que esperam um carnaval melhor em 2018. Companhias aéreas estão destinando um número maior de voos extras para os dias de feriadão.

A Azul aposta em movimento maior neste ano na comparação com o carnaval de 2017 e 2016. Por isso, aumentou de 200 para 285 o número de voos extras para a época próxima ao feriado deste ano – entre 8 e 18 de fevereiro. Segundo a empresa, serão 30 mil assentos a mais para 36 destinos.

Já a Avianca diz que tem “presenciando uma melhora na demanda por passagens aéreas”, ressalvando que “o ritmo de viagens aéreas é de retomada e recuperação, porém ainda tímido”. A companhia irá oferecer mais de 200 voos extras entre os destinos mais procurados pelos clientes nesta época – São Paulo, Florianópolis, Maceió, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

A Gol informou que contempla mais de 7 mil voos extras, no período de dezembro a fevereiro, o equivalente a mais de um milhão de assentos adicionais, e reforçou as operações em 37 aeroportos.

 A Latam informou que não iria comentar as expectativas para o feriado. Fonte: G1.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *