O Ministério do Turismo informou que rankings, listas e premiações internacionais que mapeiam as tendências de viagem do ano apontam que o interesse por turismo sustentável, natureza e sol, ecoturismo e praia estão em alta no setor. A tendência deverá beneficiar Petrópolis, já que o município é cercado por 70% de Mata Atlântica e, desde o ano passado, vem fortalecendo seus circuitos de ecoturismo e ecorrural, além do turismo de aventura. A cidade ainda conta com uma parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país.
Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressalta que o percentual de estrangeiros que viajam para o Estado, motivados pelos atrativos naturais, ecoturismo e turismo de aventura, cresceu muito nos últimos anos.
“Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas do mundo buscam destinos ecológicos. O ecoturismo sempre foi um dos segmentos mais importantes dos turismos nacional e internacional, e continua em evidência. Isso se reflete no perfil do turista, que tem buscado uma experiência mais profunda de contato com o meio ambiente, recursos naturais e bem-estar.”
Só no ano passado, o parque registrou um total de 42.021 mil pessoas passando pela entrada de Petrópolis. Cercado de opções para lazer e prática de esportes ao ar livre, o Parnaso é só um exemplo de que o município vem se consolidando como referência nesse tipo de atividade. Caminhadas, cachoeiras e mountain bike (são mais de 200 quilômetros de trilha) estão entre as opções mais procuradas ligadas à natureza.