Por André Babilônia
O Programa de Visto de Visita por Meio Eletrônico (e-Visa) aos cidadãos americanos, que entrou em vigor no dia 25 de janeiro, já apresenta resultados positivos. De acordo com o Divisão de Imigração do Ministério das Relações Exteriores, as solicitações de vistos pelos americanos chegaram a 3 mil apenas em uma semana.
A iniciativa é fruto da Lei nº 13.445, referente às novas normas de imigração. Os países contemplados são Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, responsáveis, atualmente, por 63,74% das solicitações de vistos para o Brasil. “São 20 anos nesta luta para facilitar a entrada de turistas que querem conhecer o Brasil e essa iniciativa será um grande impulso para o turismo receptivo internacional. No ano passado, recebemos 570 mil americanos e nossa expectativa é dobrar esse número em dois anos”, destaca o deputado federal Otávio Leite, autor do requerimento do visto eletrônico na Câmara dos Deputados.
O novo sistema de visto eletrônico permite ao visitante a permanência em território nacional pelo período de 90 dias, seja em caráter de lazer, estudos ou negócios. O processo para retirar o visto pode ser feito de forma remota, website ou aplicativo de celular, com prazo de até 5 dias úteis para ser concedido, caso não haja nenhum impedimento.
Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, comemorou a conquista e disse que há décadas trabalhava por essa facilitação da entrada de turistas estrangeiros no Brasil. “O Rio de Janeiro tem muito o que comemorar. Trinta e quatro por cento dos 6 milhões de turistas que visitam o Brasil, passam pelo nosso Estado. A conquista do E-Visa vai, com certeza, representar um importante incremento de visitantes no nosso Estado. Nossa expectativa é dobrar o número de turistas para o nosso destino”
Segundo levantamento do Rio Convention & Visitors Bureau – Rio CVB, em 2016, os turistas americanos foram responsáveis por injetar na economia carioca cerca de US$ 248 milhões (dólares). Anualmente, a capital fluminense recebe, em média, 250 mil turistas dos Estados Unidos, que hoje ocupam a segunda posição no ranking dos principais mercados emissores internacionais, atrás apenas dos argentinos.
“Devemos lembrar que os americanos mantêm o quesito viagem em seu orçamento anual, sendo um dos que mais gastam e permanecem por mais tempo em seu destino de férias. Com a facilidade do visto eletrônico, a expectativa é aumentar em pelo menos 20% a entrada destes visitantes em nossa cidade e, por consequência, a receita deixada por eles”, explica a presidente do Rio CVB, Sonia Chami.
Para José Domingo Bouzon, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro – ABIH-RJ, o novo sistema de visto eletrônico será benéfico para toda a cadeia produtiva do turismo, principalmente para hotelaria. “O incremento do fluxo de turistas estrangeiros é vital para o Brasil. Especialmente para o Rio de Janeiro, que tem a rede hoteleira mais moderna do país. A abertura vem em boa hora, quando o turismo protagoniza a retomada da nossa economia”.
A Austrália foi o primeiro país a utilizar o novo sistema de visto eletrônico, que teve início em 21 de novembro do ano passado. Segundo a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem – ABAV/RJ, a implementação do e-Visa aos australianos já representa uma parcela significativa nas solicitações de visto para o Brasil. “O turismo é o segmento que mais cresce no mundo e a implantação do visto eletrônico é uma ótima estratégia para atrairmos esse público. Para se ter uma ideia dos benefícios desta medida, no último mês foi registrado um aumento de 30% na solicitação de vistos pelos australianos”, comenta a presidente da ABAV/RJ, Cristina Fritsch.