No segmento de transporte aéreo, a venda de passagens em voos domésticos para o cliente corporativo cresceu 9,9%, atingindo R$ 4,454 bilhões. Nos voos internacionais, as viagens de negócios dos brasileiros aumentou 22% em vendas, chegando a R$ 3,742 bilhões.
A Gol liderou em 2017 o mercado doméstico da aviação no turismo corporativo tanto em quantidade de bilhetes como em vendas faturadas, respectivamente com 30,8% e 31,4% de participação de mercado.
A vice-líder em bilhetes comercializados foi a Latam, com 29,2%, seguida pela Azul (24,1%) e Avianca (14,5%). Já em termos de faturamento, a Azul foi a vice líder, com 28,1% de marcado doméstico corporativo na aviação, seguida por Latam (27,9%) e Avianca (11,2%).
A tarifa média das viagens aéreas corporativas dentro do Brasil em 2017 ficou em R$ 602, preço 4,8% acima do valor médio de 2016.O maior preço médio por bilhete foi praticado pela Azul, com R$ 704, seguida pela Gol (R$ 615), Latam (R$ 553) e Avianca (R$ 465).
No segmento internacional, a Latam deteve 17,8% das viagens aéreas corporativas vendidas no Brasil, seguida por American Airlines (11,8%), Air France (9,1%) e United Airlines (7,6%).
Entre os outros setores do turismo de negócios, a hotelaria doméstica teve retração de 5,3% nas vendas, que atingiram R$ 1,852 bilhão.O setor de locação de carros no Brasil em 2017 a clientes corporativos teve queda de 9% em vendas ante 2016, ficando em R$ 153,6 milhões. E a área deeventos recuou 22,6%, fechando o ano com vendas de R$ 497,8 milhões.