O Carnaval deste ano em Salvador, que movimentou algo em torno de R$1,7 bilhão, bateu recordes no setor hoteleiro. A capital foi aquela com a melhor ocupação entre todas do país, de acordo com a Fderação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA). O fato foi ressaltado pelo prefeito ACM Neto, durante coletiva de imprensa hoje, 14, no camarote oficial da Prefeitura, no Campo Grande.
“Nossa taxa de ocupação chegou a bater 96%, o que é mais um dado que demonstra a força de nosso Carnaval e os resultados que temos alcançado com as mudanças que temos feito na festa desde 2013. Também tivemos um aumento de cerca de 20% na comercialização de bebidas, de acordo com o nosso patrocinador (a Ambev)”, revelou ACM Neto.
O índice de ocupação hoteleira deve fechar na média de 93% até o fim da folia, segundo estimativa da FeBHA. O melhor dia de aluguel de leitos foi registrado entre o último domingo e a segunda-feira, quando a taxa alcançou 96%, pico máximo até então.
“Somos o terceiro polo hoteleiro, só perdemos em número de quartos para São Paulo e Rio de Janeiro, mas em compensação temos a melhor ocupação hoteleira de todas as capitais do Brasil”, comemorou o presidente da FeBHA, Sílvio Pessoa. Salvador conta, atualmente, com 40 mil leitos distribuídos em hotéis, motéis, hostels, albergues e pousadas.
Novidades – Sílvio Pessoa associou a ótima taxa de ocupação durante o Carnaval às novidades implantadas na folia para atrair turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. “Salvador saiu na frente de todos os outros destinos no quesito ocupação hoteleira. Saiu também na vanguarda sobre a ‘metamorfose ambulante’ que foi a folia este ano, com o Carnaval Náutico, com os trios sem cordas, Furdunço, Fuzuê e Pipoco”, ressaltou.
Ele ainda destacou a excelente movimentação de turistas na cidade desde o dia 20 de dezembro. “Normalmente, isso acontece depois do Natal, mas aconteceu antes. Janeiro já foi excelente, o melhor janeiro dos últimos seis anos”, complementou o presidente do FeBHA.
Alimentação – No setor de alimentação, os bares situados no circuito turístico, que engloba o extenso trecho entre Stella Maris e Pelourinho, tiveram aumento entre 30% a 40% no faturamento de janeiro até o Carnaval deste ano – em comparação ao mesmo período do ano passado. Além de mais receita, milhares de empregos temporários já foram gerados.