Entre os maiores mercados emissores de turistas para o Portugal, o Brasil é o que mais cresceu, registrando um aumento de 39% em relação a 2016. Além disso, o país é o líder absoluto de visitantes fora da Europa, superando os Estados Unidos, que enviou 685 mil turistas. No ranking geral, o Brasil aparece em quinto lugar, atrás de Reino Unido, Alemanha, Espanha e França.
O crescimento dos números foi além dos grandes centros e incluiu outras regiões, como as ilhas, com destaque para Centro (43%), Algarve (58%) e Açores (141%). Os números vão de encontro à estratégia do Turismo de Portugal, que busca promover o interior do país.
“Isso mostra que os brasileiros não se limitam apenas aos grandes centros como Lisboa e Porto, mas também optaram pelo o interior e as ilhas. Não é exagero dizer que o Brasil está redescobrindo Portugal por todos os cantos”, explica o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso.
NÚMEROS GERAIS
Em 2017, Portugal recebeu 20,6 milhões de turistas, índice 9% superior que o ano passado, sendo 12,6 milhões de estrangeiros, o que também representa um recorde histórico. A receita com hotelaria também registrou crescimento de 16,6%, com gastos totais de turistas estimados em 3,4 bilhões de euros (considerando também os visitantes locais).
As receitas com Turismo e viagens representam 10% do PIB português, que cresceu no patamar de 2,7% no último ano.