Guias e Monitores atenderam mais de 126 mil turistas no Carnaval baiano

Por Eduardo Bastos

 

Implantado em 2008 pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) para atender com qualidade os turistas que visitam a Bahia no período do Carnaval, o projeto Guias e Monitores, mais uma vez, obteve ampla aprovação por parte dos turistas. É o que revelam os números divulgados nesta sexta-feira (16). Os atendimentos, neste ano, chegaram a 126,24 mil (10.640 a mais que em 2017), envolvendo  225 profissionais que trabalharam principalmente  em Salvador, e também nas cidades de Porto Seguro, Ilhéus e Mata de São João (Praia do Forte).

O atendimento ao turista na Bahia durante o carnaval foi aprovado pelos visitantes. Foto: Daniel Meira/Setur

Muitos turistas elogiaram a qualidade do serviço, segundo supervisores dos Guias e Monitores que se reuniram na sexta, na  sede da  Setur, para avaliar a atuação em 2018. A satisfação se reflete nas sugestões para que a ação seja ampliada para todo o período de alta estação, em pontos como Barra e Praça Municipal, e chegue a locais fora do circuito carnavalesco tradicional, como o Rio Vermelho.

Outra sugestão dos turistas é para ampliação do serviço, a fim de abranger cidades do interior, além das três já contempladas. Já outros aspectos do projeto serão reavaliados para maior aperfeiçoamento.  “Vamos iniciar o planejamento para o Carnaval de 2019 para que o receptivo se torne ainda melhor e atenda o turista com o máximo de eficiência”, afirmou o subsecretário do Turismo, Benedito Braga. Algumas ações e parcerias estão sendo estudadas neste sentido.

Os Guias e Monitores atuaram nos principais portais de acesso da cidade, como Aeroporto, Rodoviária e Porto, e nos circuitos da folia. Nos lounges instalados na Barra e na Praça Municipal a demanda por informações  atingiu grande pico.  Também foi avaliada como positiva a disponibilização de carregadores de celular nesses locais, proporcionando uma circulação extra de pessoas em busca do serviço.

RANKING – No cômputo geral dos atendimentos dos Guias e Monitores no Carnaval 2018 os baianos vindos de Feira de Santana, Ilhéus e Juazeiro, dentre outros municípios, foram os que mais solicitaram informações (49%). Entre os visitantes de outros estados,  os paulistas lideraram (28%), seguidos  pelos cariocas (15%) e mineiros (13%).

Os argentinos foram os estrangeiros mais atendidos (26%), à frente dos franceses (13%), chilenos (12%), espanhóis (9%) e italianos (7%).  A maior parte dos atendimentos foi em língua portuguesa (mais de 80%), seguida do espanhol (9%) e do inglês (5%). As principais informações foram relativas a programação (40%), localização (21%), serviços turísticos (14%) e transportes (6%).

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *