O Turismo de Macau está a celebrar a chegada do Ano do Cão com uma série de iniciativas como desfiles, demonstrações e performances artísticas, a partir de hoje, 16 de Fevereiro, o primeiro dia do Ano Novo Chinês.
O itinerário do Dragão Dourado e do Leão passa pela Praça do Senado, Calçada do Tronco Velho, Praça de Santo Agostinho, pela Rua Central, Travessa da Paiva, Avenida da Praia Grande (passando pela Sede do Governo), Travessa do Padre Narciso, Igreja de São Lourenço, Bairro do Lilau, Rua da Barra, Tempo de A-Ma, Pousada de São Tiago, Avenida Panorâmica do Lago Sai Van e pela Rotunda da Baía da Praia Grande.
Neste primeiro dia do Ano Novo Chinês, o Deus da Fortuna, os Deuses da Felicidade Prosperidade e Longevidade, 12 mascotes do Zodíaco Chinês e as equipas do dragão e do leão, além de cinco Embaixadores do Turismo de Macau, vão abençoar e desejar felicidades aos participantes nas celebrações do Ano Novo Chinês, com a distribuição de envelopes vermelhos de boa sorte em diferentes locais da cidade.
A ‘entourage’ passa por pontos como o espaço Anim’Arte Nam Van, o Templo de A-Ma, a Rua do Cuha, as Casas da Taipa, a Praça Eduardo Marques em Coloano, o Jardim do Mercado Municipal Iao Hon, o Cais dos Pescadores de Macau (Fisherman’s Wharf), as Ruínas de São Paulo, a Praça do Senado e a Calçada da Igreja de São Lázaro.
Esta iniciativa também decorre amanhã, 17 de Fevereiro, e também conta com performances artísticas de grupos oriundos da China, Hong Kong, França, Portugal, Alemanha, Rússia, Espanha e Japão em diferentes ‘palcos’ pela cidade.
O Desfile do Cão, o ponto alto das celebrações, vai para as ruas de Macau no terceiro e nono dia do Ano Novo Chinês, respectivamente 18 e 24 de Fevereiro, com carros alegóricos, performances artísticas e fogo-de-artifício, sendo que nestes dias também são promovidos jogos temáticos para smartphones através de aplicações.
O Turismo de Macau vai ser responsável pela transmissão em directo do desfile em ecrãs gigantes espalhados pela cidade.
Além das iniciativas de cariz festivo, a entidade de turismo de Macau vai publicar um Guia Gastronômico de Macau para o Ano Novo Chinês que vai oferecer aos interessados informações sobre estabelecimentos de restauração e o seu modo de funcionamento durante este período festivo. Foto: Divulgação.