Na última terça-feira (6), a Anac aprovou uma emenda no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) Nº 154 que permite que mais 12 aeroportos brasileiros possam receber os maiores aviões comerciais do mundo, o A380 e o B747-8.
Os aeroportos contemplados são os de Belém, Brasília, Cabo Frio (RJ), Confins (MG), Manaus, Fortaleza, Viracopos (SP), Porto Alegre, Petrolina (PE), Recife, Natal e Salvador.
A alteração do regulamento prevê requisitos técnicos menos exigentes aos terminais, como a largura das pistas e faixas de segurança, e foi proposta pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) em abril de 2017.
Análises mais recentes indicaram a possibilidade de alteração desses requisitos, para torná-los menos excessivos e onerosos. No regulamento anterior, a pista deveria ter 60 metros de largura e faixa de segurança com 150 metros de comprimento, agora os requisitos mínimos passam a ser de 45 e 140 metros, respectivamente.
Os aviões que ganharam permissão para operar pertencem a categoria 4F e a OACI reconheceu que “os regulamentos que estabelecem requisitos para aeroportos estão superdimensionados, pois foram criados antes das aeronaves da categoria 4F entrarem em operação”. Fonte: Panrotas.