O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, está a recomendar a vacinação contra a febre amarela aos viajantes para o Brasil, que contabiliza 1.098 casos confirmados de febre amarela e 340 mortes devido à doença, desde Julho de 2017.
O Centro de Controlo subiu o alerta para o segundo de três níveis, advertindo para a vacinação antes da viagem para os Estados de Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em meados deste mês, a Administração norte-americana pediu aos viajantes norte-americanos que evitassem as regiões do Brasil atingidas pela epidemia de febre-amarela caso não tivessem tomado a vacina contra a doença.
A febre-amarela foi erradicada dos Estados Unidos há mais de um século e, por isto, a proteção contra a doença não faz parte das vacinas de rotina tomadas pela população.
A infecção por febre-amarela pode ser transmitida pelo ‘Aedes aegypti’, o mesmo mosquito que transmite outras doenças tropicais, incluindo o vírus Zika e o dengue.
Os sintomas da doença são febre, calafrios e outros sintomas, que em alguns casos podem evoluir para hemorragias internas e falha no funcionamento dos órgãos. Fonte: Presstur