Desde a manhã desta segunda (26) até a tarde desta terça (27), ao menos 36 voos da Tap previstos para decolar ou pousar em Lisboa foram cancelados pela aérea, segundo a página da ANA Aeroportos, empresa que gerencia os aeroportos do país.
De acordo com reportagem da agência Lusa, ao ser consultada, a aérea não deu uma resposta quanto ao motivo dos dezenas de cancelamentos, tendo se limitado a “lamentar” a situação. Segundo a RTP, a causa mais provável para a não realização dos voos seria um braço de ferro entre a companhia e seus pilotos, que estariam em negociações com a companhia sobre contratações e salários.
Entre os voos cancelados estão trajetos previstos para o Rio de Janeiro, para Abidjan (Costa do Marfim), Lomé (Togo) e ainda uma série de cidades europeias, como Geneva (Suíça), Munique (Alemanha), Paris (França) e Roma (Itália).
No último dia 15, os pilotos da Tap se reuniram em assembleia convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (Spac) e decidiram mandar a direção sindical negociar termos com a companhia. Fonte: Panrotas.