Por Lício Ferreira
Um aumento de 60% no número de hóspedes nos hotéis soteropolitanos é a grande expectativa do setor, que está de olhos bem abertos para este feriado da Páscoa, que começa na sexta-feira (30) e termina no domingo (01).
São esperados turistas de todo o Brasil, desembarcando na capital baiana, para aquecer cada vez mais a indústria hoteleira local e segundo o presidente da Associação da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Glicério Lemos de Santana , “o feriado da Páscoa tem uma boa ocupação, mas não enche a capital como Carnaval”.
“Nossa expectativa é de que haja uma alta substancial no número de hospedagens dos hotéis, em relação ao ano passado. Porém, de forma menos significativa que no Carnaval, quando a taxa de ocupação atingiu a 99,8% nos hotéis soteropolitanos”.
Crescimento
Ano passado a taxa de ocupação dos hotéis na Semana Santa ficou em torno de 48%. “O crescimento da taxa se deve à nossa parceria com a Secult-Bahia. Nos últimos dois anos fizemos juntos bons trabalhos entre os pólos emissores de turismo e agora estamos dando sustentabilidade ao vôo semanal, que liga Bogotá (Colômbia) a Salvador”.
Entre os pólos emissores visitados pela ABIH-BA estão as cidades brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Belo Horizonte. Fora do pais foram visitadas Montevidéu , Buenos Aires e Bogotá .
“Tudo passa, também, pela recuperação da capital baiana como uma nova orla e o centro histórico. Além da entrada de alguns novos equipamentos públicos como a Casa do Rio Vermelho, onde morou Jorge Amado, e a recuperação dos museus dos fortes de São Diogo e Santo Antonio”.
Litoral
Neste período de Páscoa, os visitantes que chegam a Salvador, na sua maioria, também estão dispostos a conhecer ou revisitar o Litoral Norte, considerado um dos mais bonitos trechos baiano.
A Costa dos Coqueiros, por exemplo, tem na Praia do Forte, o principal charme entre todas. Mas, a rústica praia de Arembepe (e sua vila hippie); a bela praia de Imbassaí, onde o rio se encontra com o mar; e a Costa do Sauípe, onde ficam alguns dos melhores resorts e hotéis de praia do Brasil tem seus encantos naturais a oferecer. Ainda entre os estados da Bahia e Sergipe, também se destaca a praia de Massarandupió, única praia oficial de nudismo na Bahia
Para se chegar a esses e outros paraísos naturais o caminho é a Linha Verde – Estrada do Coco -, que cruza esse pedaço do litoral a partir do Aeroporto de Salvador. Durante os três dias de lazer, as melhores praias do Nordeste podem ser bem apreciadas.
Nazaré
No Recôncavo Baiano, a cidade de Nazaré está vivendo a expectativa de receber mais de oito mil visitantes até primeiro de abril, abrindo a tradicional feira dos Caxixis, no período de Páscoa.
Mais de trezentas barracas estão sendo montadas no centro da cidade para oferecer a baianos e turistas uma mostra da cultura da Bahia, com destaque para o artesanato de peças esculpidas em barro. A maioria dos objetos em exposição para venda é produzida nas olarias de Maragogipinho, que é distrito do município vizinho de Aratuípe.
Itacaré
Por sua vez , outro caminho a ser percorrido por quem chega neste período de Páscoa é a Costa do Cacau. Onde Itacaré é a localidade mais badalada. Além da boa infraestrutura turística, belas praias, trilhas e cachoeiras, cerca de 20 mil pessoas são esperadas no município durante o feriadão para participar da segunda edição do Festival de Forró de Itacaré.
O evento tem apoio da Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa e vai contar com shows gratuitos de 17 atrações, na orla, sempre a partir das 20h.