A bebida mais consumida do Brasil, o café, tem seu dia de comemoração internacional no dia 14 de abril. O Vale do Café, região que ficou famosa por ser a maior produtora do grão no século XIX, aproveita a data para relembrar a importância política e econômica do “ouro negro”, como era conhecido, e mostrar seu potencial turístico através da diversidade cultural, gastronômica e belezas naturais.
História do café nas Fazendas Históricas
Os mais interessados na história econômica do país e no modo de produção do café do século 19 podem aproveitar a visita ao Vale para conhecer fazendas que foram de grandes barões do café. Destas, estão abertas à visitação a fazenda Alliança, que ainda preserva todo o circuito do café da época, com sua tulha e terreiro, além de uma bela produção orgânica de hortaliça e búfalas, a Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores, com o engenho original e um suntuoso casarão que preserva o mobiliário da época, a Fazenda São Roque, em Barra do Piraí, uma das mais antigas com seu belo terreiro e mobiliário, a Fazenda Vista Alegre, em Valença, cenário de novela que também funciona como guest house e cria cavalos de puro sangue inglês e a Fazenda União, com seu museu dos escravos, museu de arte sacra e sede que funciona como um hotel fazenda de alto padrão.
Conhecer o novo modelo de plantio de café
Alguma dessas propriedades estão resgatando a produção cafeeira através do projeto “Introdução de Cafés Especiais no Estado do Rio de Janeiro” do Sebrae, RJ, que foca no manejo sustentável para produção de grãos de alta qualidade. Dentre as fazendas participantes, estão a Fazenda União, em Rio das Flores e a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, que irão, em breve, oferecer cafés sombreados e gourmet para serem degustados.
Os novos cafezais destas fazendas ainda não colheram frutos, mas já podem ser vistos e compreendidos como modelos de sustentabilidade de solo, já que a produção oitocentista obviamente não seguiu padrões ambientais e desgastou bastante o solo da região. Ambos os cafezais são sombreados, o que garante sabor diferenciado, além de uma colheita manual e selecionada, indo apenas os melhores e mais maduros grãos para a torra.
Onde mais se hospedar
A histórica cidade de Vassouras é uma das preferidas dos turistas, que podem optar pela Pousada & Apart Vila Hibisco, com ambiente em decoração retrô que oferece conforto e proximidade com os pontos turísticos.
Opção de hospedagem com lazer e aventura é no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, um dos mais extensos da região e reúne pista de mini bugre, atividades náuticas, fazendinha e visita ao alambique e cervejaria artesanais.
*Fonte: Jornal do Turismo/Fotos: Divulgação