Por Geraldo Gurgel
A capital do Paraguai, Assunção, sedia nesta semana uma série de encontros para discutir o turismo no Mercosul e nas Américas. O Ministério do Turismo será representado pelo Chefe da Assessoria de Relações Internacionai da Pasta, Rafael Luisi. A agenda terá início nesta terça-feira (10) com a LXIV Reunião Especializada em Turismo do Mercosul. Entre os temas abordados estão a Comissão de Patrimônios Históricos e o Grupo de Ação Regional das Américas que apresentará o relatório sobre o que foi feito nos países do Mercosul. Outro assunto da pauta de Assunção será a redução tarifária para equipamentos de Parques Temáticos.
Nesta quarta-feira (11), Luisi participa da XX Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul ao lado de Marcela Bacigalupo, Secretária Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur) e de representantes dos demais integrantes do bloco econômico. Na agenda do encontro está a troca de experiências bem-sucedidas sobre o trânsito fluvial e terrestre entre os países da fronteira, além de um Fundo de Promoção Turística do Mercosul.
Durante a reunião de ministros deverá ser assinada a Declaração de Assunção, documento que contará com a participação do Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili. O texto contempla a discussão sobre a busca de turistas de mercados distantes, conforme o interesse estratégico de cada país. O grupo é composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Os roteiros integrados, entre eles o Corredor Jesuítico na América do Sul, receberam sugestões da Comissão de Promoção de Mercados Distantes e Circuitos Integrados sobre três temas para seu desenvolvimento: a eliminação das barreiras alfandegárias, migratórias e de segurança pública; conectividade aérea e terrestres entre os países; e o interesse do setor privado na comercialização desses roteiros como produtos turísticos, além de uma linha de financiamento do BID para a infraestrutura turística da rota jesuítica.
A semana termina na sexta-feira (13) com a realização da 63ª Reunião da Comissão da OMT para as Américas (CAM). A CAM atua em parceria com a Secretaria Geral da OMT para atender demandas específicas das administrações nacionais de turismo, de autoridades locais e empresas de turismo da região.