Seminário busca promover o turismo no oeste de SC

Criado há pouco mais de um ano e considerado hoje um dos grandes potenciais turísticos da região, o Vale das Águas, busca promover e desenvolver o turismo na região oeste do estado de Santa Catarina. A região turística composta por 16 municípios, sendo que 11 deles já integram o Mapa do Turismo Brasileiro, foi organizada pelo Ministério do Turismo. Um dos destaques é São Carlos, que mantém as fontes de águas termais como atrativo turístico e vem buscando integrar as propriedades rurais da região, despertando o turismo em toda a população.

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A região Grande Oeste do mapa turístico de Santa Catarina é rica em recursos e belezas naturais. Foto: Divulgação

A cidade localizada às margens do rio Uruguai, sediou, nesta quinta-feira (12), o I Seminário de Turismo que debateu o “Turismo Integrado como Gerador de Renda”, o debate contou com a presença de representantes de 15 municípios da região, além de autoridades públicas, empresários e instituições parceiras.

O evento foi divido em quatro painéis envolvendo todos os setores do turismo, mostrando os equipamentos disponíveis para movimentar o setor, destacando as potencialidades e estratégias coletivas. Entre os painelistas estavam Rodrigo Conci, presidente da região turística Vale das Águas, Luiz Roberto de Quadros, empresário de Itá, Cesar Pellizzaro, integrante da Associação Agroturismo Caminhos da Roça de Concórdia e Ciça Muller, vice-presidente de turismo da FACISC.

Em sua fala o empresário Rodrigo Conci, mostrou o exemplo de Quilombo, município que vem se desenvolvendo em torno do turismo rural. “Em Quilombo, toda a comunidade já está se envolvendo nas melhorias da infraestrutura, promovendo o turismo rural e melhorando as estruturas na cidade, estão de fato colocando a mão na massa e fazendo cada um a sua parte”. O empresário formado em farmácia está realizando um levantamento referente a qualidade da água dos balneários do Oeste. A análise busca diagnosticar as características de cada água e quais os reais benefícios delas para a saúde das pessoas, analisando a parte tópica das águas e promovendo o turismo como fonte de rejuvenescimento.

“A água mais quente do Brasil está em São João, que sai direto da fonte com temperatura média de 52 graus e nós não estamos sabendo aproveitar esses gargalos para divulgar a nossa região”, ressaltou Conci.

O turismo desenvolvido em Itá, também foi apresentado como case. A região que tem atraído cada vez mais empresários, mostrou que com a integração do turismo é possível movimentar todos os setores da economia e fortalecer a região. Com recursos escassos sendo direcionados para o setor do turismo, o município tem enfrentado grandes desafios. “As parcerias público e privada tem sido fundamental para a manutenção das atividades de lazer em nossos município. Um exemplo disso, foi a privatização do parque termal que passou a ser mantido pelo maior hotel da cidade”, diz Altair Pedro Goedert, secretário de turismo de Itá. O Parque Aquático estavam dando prejuízos ao poder público que não conseguia mais manter o local, o qual já estava se deteriorando. Com a privatização foram investidos recursos nas melhorias da infraestrutura, que a todo momento recebe investimento, o número de visitantes e utilização do espaço dobrou e a empregabilidade passou de …. para 34 funcionários atuando diretamente nas estruturas. De acordo com Goedet, espera-se com essa parceria criar um novo equipamento turístico a cada ano para Itá, que espera até 2025 se tornar o maior destino turístico de Santa Catarina.

A Família Kern, que recentemente recebeu destaque nacional também apresentou sua rotina e o que tornou a família conhecida em todo o país. A rotina simples da tradicional família do interior de São Carlos, foi destaque no Globo Rural que mostrou todo o modo de vida e produção da propriedade familiar que hoje recebe visitantes de todas as partes do país. “Lá em casa a vitória foi da simplicidade e da persistência. Fizemos questão de mostrar aquilo que realmente podemos oferecer a qualquer pessoas que for nos visitar”, frisou Kern.

Turismo Rural de Concórdia

O desenvolvimento do turismo rural em Concórdia começou com pequenas famílias criando animais em pequenas propriedades. Sem nenhuma vocação turística e com uma grande concentração de animais, o município de Concórdia descobriu um novo gargalo para promoção do turismo por meio do turismo rural. Assim criou-se a Associação de Agroturismo Caminhos da Roça unindo as famílias e buscando por parcerias, conseguiu-se promover o turismo de forma integrada.

Cesar Pellizzaro, é empresário rural ligado a Associação Agroindustrial Caminhos da Roça e forte incentivador do turismo na cidade, por meio da elaboração de um roteiro integrado a cidade consegue hoje oferecer atividades rurais e urbanas aos visitantes.

“Nosso roteiro envolve diversas propriedades que mostram o que de mais belo tem a nossa cidade. Uma propriedade com uma cachoeira, armazém, restaurantes, ousadas, propriedades criadora de búfalos, uma outra produtora de mel, floricultura que produz flores em vasos, espaços que são bastante visitados e muito procurados por turistas que buscam conhecer essas atividades e se deslumbrar com as belas paisagens”, afirma Pellizzaro.

Aplicativo Rota das Termas SC facilita acesso ás informações

Criado por professores, coordenadores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São Carlos, foi lançado durante o seminário o aplicativo Rota das Termas SC. O sistema busca promover a divulgação dos pontos turísticos envolvendo os espaços públicos e privados, integrando todos os equipamentos turísticos e ofertando cada vez mais opções ao visitante.

Aplicativo que será disponibilizado também em inglês e espanhol, é dividido em cinco categorias, com opções de contato, localização, um breve histórico do local, GPS, hospedagem, gastronomia e atividades.

Turismo 4.0 Rota das Termas

As redes sociais se tronaram a nova tendência de consumo, e o turismo é setor que vem sendo mais consumido por este sistema. Todas as experiências vividas pelas pessoas estão sendo compartilhadas diariamente nas redes, despertando e influenciando outras pessoas a também compartilharem desta experiência. A comunicadora e vice-presidente de turismo da FACISC, Ciça Muller frisou sobre a importância de trabalhar o que ela chamou de turismo 4.0, que envolve a experiência, a estrutura, os meios de locomoção e acomodações do local e o amor em receber o visitante.

“Cada vez mais empreendimentos vem criando conteúdos e produzindo fotos que instiguem o interesse dos seguidores a quererem estar lá. Tudo hoje envolve a Internet”, afirma Ciça.

A conectividade e as informações disponibilizadas em tempo real, faz com que as pessoas tenham todas as avaliações sobre os estabelecimentos. Os sites de pesquisas facilitam a pesquisa para o consumidor. “Não podemos ter nossos restaurantes, nossas hospedagens, hotéis, pousadas fora da Internet. O que vai colocar o seu empreendimento em alta, é a experiência que a pessoa que esteve lá irá avaliar, então todas as pessoas que tiverem acesso aquela rede terão acesso as informações que os próprios clientes e consumidores estão falando sobre aquele lugar”, disse, frisando que muitas mídias são gratuitas e fáceis de cadastrar.

Ciça encerrou sua apresentação reforçando que é preciso trabalhar a inovação e o encantamento no turismo, fazer com o visitante viva uma experiência única.

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