Novo aeroporto de Vitória tem fachada inspirada no pôr do sol

Por Felipe Abílio

Vitória, capital do Espírito Santo, acaba de ganhar um novo aeroporto todo modernizado. O novo complexo — que foi entregue com o atraso de 16 anos –, conta com seis pontos de embarque, 1700 vagas no estacionamento, atende 105 operações diárias e tem estrutura para comportar até nove milhões de pessoas por ano.

Fachada do novo aeroporto foi inspirada no pôr do sol da cidade. Foto: Divulgação

“O antigo aeroporto cumpriu o seu papel, a capacidade dele era de 1,5 milhões de passageiros e já estava atendendo cerca de 3,5 milhões de pessoas por ano. Este novo complexo é totalmente moderno e diferente do que tínhamos antes com escadas rolantes, esteiras, acessibilidade e conforto para o passageiro. Estamos encerrando o contrato com na ordem de 598 milhões, não só com a construção do terminal de passageiros, mas também da pista, equipamentos de auxilio e navegação, estacionamento, pistas de taxis e todo o sistema operacional’, explicou Afrânio Márcio, superintendente da Infraero de Vitória.

O projeto de arquitetura da fachada do novo empreendimento também chama a atenção pelas cores fortes em tons quentes. E o motivo tem a ver com um dos encantos de Vitória.

“Quando nossos arquitetos estavam fazendo o projeto da fachada, eles visualizaram ao fundo e observaram que as cores do sol se pondo poderia casar com o que eles estavam pensando, Colocamos o nome de por do sol capixaba porque ele retrata exatamente as cores ao fundo de um fim de tarde ensolarado”.

Passageira frequente na ponte-aérea Vitória – São Paulo, a aposentada Marilza Zamchetta passou pela primeira vez no novo complexo e aprovou a estrutura do local.

“Pelo menos em espaço parece bom. O antigo funcionava bem, mas por ser uma capital a gente necessitava de um novo aeroporto por causa do público. O Espírito Santo precisa mostrar mais as nossas belezas para o turismo crescer e é bom ter um novo aeroporto que comporte os visitantes”.

Atraso

O empreendimento — batizado de Aeroporto Eurico de Aguiar Salles — tinha o início de suas obras previsto para 2002 no primeiro acordo, mas isso só aconteceu em 2005. Após dez anos de paralisação na obra por supostas irregularidades, a construção foi retomada em 2015.

 

Fonte: Brasilturis

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