Portugal vai ter este ano 640 praias aprovadas para banhos

Portugal vai ter este ano 640 praias aprovadas, incluindo as fluviais, para a prática balnear, mais 99 que em 2017, anunciou hoje o director do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), acrescentando que haverá mais 504 nadadores salvadores certificados.

Em conferência de imprensa na sede do ISN, em Caxias, concelho de Oeiras, José Gouveia disse que, durante a época balnear, que arranca legalmente a 1 de Maio e vai até 15 de Outubro, no litoral do continente serão 387 as praias com qualidade para banhos, 129 no interior do país (praias fluviais), 70 nas ilhas dos Açores e 54 na Madeira.

Em 2017 houve 470 praias vigiadas e 226 não vigiadas, mas para este ano o diretor do ISN explicou que, neste momento, ainda não é possível fazer uma estimativa, sublinhando que essa é uma responsabilidade das autarquias e dos concessionários das praias, a quem compete a contratação dos nadadores salvadores.

“O nosso papel é de entidade reguladora, de certificar, quer as escolas quer depois fazer os exames aos nadadores salvadores que as escolas nos apresentam para certificar. Não podemos fazer mais. Do ponto de vista da entidade reguladora [estamos] empenhadíssimos em que haja cada vez mais nadadores salvadores”, afirmou o director do ISN.

*Fonte: PressTUR com Agência Lusa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *