Por Geraldo Gurgel
A posição estratégica de Curitiba como porta de entrada de países do Mercosul favorece a realização de eventos geradores de fluxo de turismo e negócios. A partir desta quinta-feira (26) até o próximo sábado, o Salão de Turismo Paranaense, em sua vigésima quarta edição, vai reunir cerca de três mil profissionais e gestores de turismo na capital paranaense. O evento está voltado principalmente para os agentes de viagem, um dos elos mais importantes da cadeia dos serviços turísticos.
Crédito: Renato Soares/ MTur
O salão contará com 300 expositores no espaço ExpoUnimed. Entre os segmentos representados na exposição de produtos e serviços turísticos estão operadoras de turismo, meios de hospedagem, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, locadoras de veículos, agências de câmbio, companhias de cruzeiros marítimos, seguradoras especializadas e órgãos oficiais do turismo.
Além da feira de turismo, a programação inclui palestras e rodadas de negócios em ambiente propício para capacitação dos profissionais que buscam mais subsídios para melhorar seu desempenho nos negócios. São palestras e painéis sobre vendas, tecnologia, gestão e destinos.
Durante o evento será realizada a 14ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Será uma oportunidade para que os destinos regionais apresentem suas potencialidades e diversidade de roteiros e atrativos históricos, culturais, gastronômicos, de natureza e aventura. Um dos destaques será o espaço dedicado à apresentação de produtos turísticos voltados ao segmento do turismo religioso. Também será realizado o Fórum Nacional de Turismo Rodoviário.
ARTESANATO – O Paraná tem no artesanato um diferencial rico e diversificado com técnicas produtivas e traços de várias etnias, principalmente dos imigrantes alemães, poloneses, italianos e portugueses. Eles tinham suas atividades relacionadas ao trabalho rural, carpintaria, marcenaria, forja, moagem e olaria. Além das matérias-primas que a natureza oferecia em abundância, foram implementadas novas técnicas aplicadas com arte e habilidade para criar produtos e gerar o sustento. A culinária típica reflete a diversidade de produtos das colônias. Fonte: Agência de Notícias do Turismo.