O papel do hoteleiro independente no cenário brasileiro nunca esteve tão claro quanto na pesquisa revelada nesta quinta (26) durante o I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes. De acordo com o estudo, dos 537,4 mil quartos disponíveis na oferta nacional, 64,8%, ou 347,2 mil deles, são de empreendimentos sem pertencimento a redes. Os dados são da pesquisa Brasil em Números 2017, realizada pela da Jones Lang LaSalle.
Os hotéis de marcas nacionais representam 17,3% dessa oferta, ou 93,2 mil quartos, pouco atrás das marcas internacionais, com 96,3 mil apartamentos – 17,9% do share no País.
“Já passou do momento do mercado realizar eventos voltados a um setor que representa mais da metade dos apartamentos disponíveis no Brasil”, argumentou o presidente do Grupo Nobile, Roberto Bertino, responsável por organizar o evento que acontece nesta quinta (26) com palestras que vão até as 18 horas.
Se contar apenas o número de empreendimentos, a representatividade das propriedades independentes cresce ainda mais: 89,1% dos hotéis do País, ou 9,1 mil deles, não contam com uma rede hoteleira por trás. As marcas nacionais correspondem a 5,6% deles, com 579 hotéis, e as internacionais, a 5,3%, com 548 propriedades. Fonte: Panrotas.