Em 2017, os turistas chineses fizeram 2,8 bilhões de viagens dentro do país, em comparação com 136,5 milhões de viagens ao exterior. A tendência reflete-se nos gastos dos turistas, já que o gasto total no exterior ficou em US$ 220,6 bilhões, enquanto o gasto do turista doméstico registrou US$ 679,1 bilhões em 2017, de acordo com a GlobalData, empresa de dados e análises.
A China é o maior mercado de viagens domésticas do mundo e, embora os visitantes internacionais da China sejam uma força grande demais para ser ignorada, o tráfego doméstico está superando o tráfego de saída no país. Como resultado, um número crescente de players está buscando efetivamente entrar nesse mercado.
Konstantina Boutsioukou, analista de turismo da GlobalData, diz: “O turismo doméstico na China está crescendo como resultado da crescente classe média, assim como o apoio do governo e investimentos substanciais em infra-estrutura turística e conexões de transporte no país, especialmente após a Olimpíada de Pequim, em 2008. Da mesma forma, a intensificação das campanhas de marketing dos destinos locais nos últimos anos, juntamente com ofertas e serviços de turismo aprimorados, também estão influenciando o povo chinês na hora de escolher um destino de férias.”
Apesar das viagens internacionais se tornarem cada vez mais acessíveis, as viagens domésticas geralmente permanecem relativamente baratas e os consumidores ainda preferem viajar dentro do país. Ao mesmo tempo, as preocupações de segurança e de idioma associadas ao jet lag são as principais razões pelas quais os chineses preferem “staycations” em viagens ao exterior. Fonte: Brasilturis.