Por Nelson Rocha
A Revolução de Maio de 1810 fez do dia 25 do mês a Data Nacional da Argentina, feriado no país independente de quando caia na semana. Em Salvador, o Consul Geral da República Argentina, Pablo Virasoro (foto), será anfitrião de um Seminário voltado para agentes de viagens, seguido de grandioso coquetel que irá celebrar a data histórica na sexta-feira da próxima semana, a partir das 18 horas, no Ondina Apart Hotel.
A noite de atrações culturais e gastronômica – com a presença de representantes das duas comunidades, entre diplomatas, autoridades, empresários e jornalistas de turismo – terá destaque especial para dois destinos argentinos pouco conhecidos dos brasileiros: Jujuy e Salta.
“Vamos apresentar a oferta turística da Argentina no Norte, as províncias de Jujuy e de Salta, que não são tão conhecidas aqui no Brasil e na Bahia, mas oferecem muita coisa: Gastronomia incrível, uma rota de vinhos que é maravilhosa e a mais alta do mundo, também muita cultura e uma música bem especial, além da paisagem diferenciada do resto do país”, destacou para o Portal Turismo Total o Consul Pablo Virasoro.
Sobre o país como destino turístico, o diplomata pontuou para quem deseja conhecer a capital que “Buenos Aires é um ponto obrigatório, mas o Norte da Argentina tem muito para oferecer: experiencias diferentes, clima diferente, paisagem diferente, gastronomia e culturas próprias bem antigas, então dá pra conhecer, sair do roteiro tradicional”, concluiu.
A comemoração do Dia Nacional da Argentina será celebrada com comidas típicas, pães, queijos, vinhos e um concerto com o trio da Orquestra de Câmara da Universidade Nacional de Jujuy, formada por violão, violoncelo e flauta travessa. O evento é uma realização do Consulado da República Argentina, da Alcance Operadora e Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Bahia.