Eixos da estratégia do desenvolvimento turístico da Bahia são apresentados na Fecomércio

Por  Lenilde Pacheco

Os eixos da estratégia de desenvolvimento da atividade turística e seus  resultados foram apresentados pelo secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta terça-feira (22), aos integrantes e convidados da Fecomércio reunidos na sede da instituição, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.  O presidente Carlos Andrade abriu os trabalhos, saudando os participantes. Em seguida, transmitiu o comando para o presidente da Câmara Empresarial do Turismo, José Manoel Garrido.

A importância do debate entre setor público e privado foi assinalada por Garrido, ao conduzir o secretário José Alves para a explanação sobre a política de desenvolvimento. Em sua exposição, o titular da Setur falou sobre as prioridades em andamento, começando pela promoção do destino, ampliação da oferta de voos, qualificação profissional, diversificação de produtos, infraestrutura e ação integrada com diversas secretarias.

Secretário de Turismo do Estado da Bahia, José Alves Peixoto, ocupou o microfone ao lado de José  Manoel Garrido, presidente Câmara Empresarial do Turismo. Foto: Tatiana Azeviche

 

Segundo o secretário, a importância econômica do setor está traduzida no Mapa Turístico da Bahia. “Incentivamos as administrações municipais a atenderem às exigências para ingressar no mapa. E com isso, elevamos de 117 para 150 o número de municípios turísticos”, afirmou.

Sobre a expansão da malha aérea, José Alves mostrou que, até julho, a Bahia passará de 23 para 31 frequências internacionais regulares. “Fruto de uma acertada política de incentivos fiscais concedidos pelo governo estadual às empresas aéreas”, explicou ele. “A maior oferta de voos internacionais é imprescindível para a expansão do turismo”.

A Latam Linhas Aéreas colocou em operação, em abril, o voo Miami-Salvador; a Copa Airlines vai operar a rota Panamá-Salvador (julho); e a Cabo Verde Airlines vai lançar novas frequências para a Bahia em junho. A expansão aproxima a Bahia ainda mais de outros países emissores. A malha aérea já possui voos diretos vindos de Portugal, Argentina, Espanha e Colômbia.

O secretário prosseguiu, informando que, em 2018, a divulgação da Bahia está sendo feita em 25 feiras internacionais da América Latina e Europa, assim como em 27 eventos que ocorrem em estados brasileiros. E fez um chamamento a hoteleiros, operadores e companhias aéreas para que participem dos eventos onde a Bahia é divulgada. “Estamos abrindo o caminho nos mercados interno e externo com a divulgação, mas quem comercializa pacotes e serviços são vocês”, afirmou, mostrando a importância do trabalho conjunto do governo estadual e setor privado.

 Ao término, o secretário respondeu a diversas perguntas das lideranças do setor. O diretor-presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, elogiou a intensa atuação de José Alves para ampliação da malha aérea.

 

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