O programa Identidade Jovem pode, em breve, incluir passagens aéreas grátis aos participantes. Isso porque o secretário Nacional da Juventude, Francisco de Assis, revelou que o governo estuda a possibilidade de estender ao transporte aéreo o direito de viagens interestaduais gratuitas ou com até 50% de desconto. A declaração foi feita durante uma audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara.
Para Assis, a ampliação do benefício para o aéreo garantirá que os jovens também tenham acesso a concursos e vestibulares, tratamentos de saúde e lazer em outros Estados do País. “No transporte aéreo já há autorização legislativa desta Casa para que isso ocorra”, afirmou.
No contexto atual, o ID Jovem beneficia os participantes abrangendo linhas convencionais em ônibus, trens e barcos. Para isso, é necessário realizar um cadastro, ter entre 15 e 29 anos de idade e renda de até dois salários mínimos. Além das viagens gratuitas, o usuário ainda tem direito à meia entrada em eventos culturais, esportivos e artísticos.
Os custos e a fiscalização desse benefício são os grandes empecilhos. De acordo com a representante do Ministério de Transportes presente, Fabiana Todesco, a preocupação fica por conta do impacto que essas gratuidades podem ter no setor aéreo. Fonte: Panrotas.