Por Lívia Nascimento
O segundo dia de programação da Quinta edição da China Beijing International Fair for Trade in Services (CIFTIS), maior feira de serviços da China, foi marcado pelo Brazilian Day. Durante toda a tarde, os participantes da feira puderam conhecer um pouco mais sobre o potencial de investimentos no país, com destaque para o setor turístico.
A China entrou no clima de Parintins durante o Brazilian Day em Pequim. Crédito: Roberto Castro/MTur
Durante o painel “Por que o Brasil é o próximo destino da China”, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, falou sobre as inúmeras oportunidades que fazem do Brasil o próximo destino não apenas dos visitantes como também de investimentos chineses.
“O Brasil tem um forte vocação turística, sendo considerado pelo Fórum Econômico Mundial o número um em recursos naturais e o oitavo em relação aos atrativos culturais. Temos uma vocação natural para o turismo e estamos aproveitando nossa participação na feira, em especial no Brazilian Day, para apresentar aos turistas e investidores chineses o enorme potencial da atividade no nosso país, confiantes de que sairemos da China com importantes parcerias comerciais no segmento turístico”, comentou o secretário.
O Brazilian Day contou ainda com a participação do secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Douglas Ferreira; do embaixador do Brasil na China, Marcos Caramuru; e da Secretária-Geral do Fórum de Macau, Xu Yingzhen. O secretário de Turismo do Ceará, Arialdo de Mello Pinho, também presente ao evento, reforçou a importância da atividade turística para o desenvolvimento local.
“O turismo tem sido um setor fundamental para a geração de empregos e renda em nosso país. Como representante de um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil posso afirmar que, para aproveitar ao máximo este potencial, estamos trabalhando uma série de medidas para facilitar cada vez mais a chegada do turista chinês por meio da ampliação das ligações aéreas internacionais a partir da implantação do HUB da Air France/KLM e Gol neste mês de maio”, informou o secretário.
Parintins
O fim da tarde brasileira foi dedicado a uma apresentação cultural realizada pelos bois Garantido e Caprichoso de Parintins. A apresentação parou o pavilhão brasileiro na feira. Os participantes chineses e de outras nacionalidades que estavam na CIFTIS se renderam às tradições amazônicas.
O diretor de Marketing da AmazonasTur, Nickolas Anjos, avaliou positivamente a ação. “Acredito que não apenas agradamos como também encantamos quem estava por aqui e pudemos apresentar um pouco da cultura brasileira e convidar a todos para irem a Parintins assistir ao vivo a esse espetáculo”, afirmou. Fonte: Agencia de Notícias do Turismo