Atualmente, o valor da contribuição é de R$ 2,00 por quarto e por noite, no caso das pousadas, e R$ 2,00 por mesa, em relação aos restaurantes. A verba arrecadada é utilizada em melhorias na infraestrutura turística, na capacitação da mão-de-obra local, na manutenção sustentável dos recursos ambientais e histórico-culturais, no apoio aos eventos culturais e às ações sociais envolvendo crianças e adolescentes.
Incremento
Segundo o diretor do Paraty CVB, Hans Neus, o principal motivo para o incremento na arrecadação está na elaboração estratégica do projeto e no trabalho de conscientização dos parceiros e turistas.
“Durante meses promovemos reuniões com todos os associados e empresários ligados ao turismo de Paraty, com o objetivo de mostrar a importância de incentivar a arrecadação voluntária dos nossos visitantes. Os bons números provam que estamos no caminho certo e que Paraty será um destino exemplo de sustentabilidade”, explica.
As pousadas e restaurantes participantes contam materiais informativos, como placas, marcadores de livro e postais, que explicam aos turistas sobre a relevância e os benefícios desta ação.
Novos eventos
A verba já arrecadada está sendo investida no projeto piloto de recalçamento do Centro Histórico; na capacitação da mão-de-obra em parceria com o Sebrae e com o Galpão Aplauso, que oferece cursos técnicos aos adolescentes; na revitalização dos atrativos turísticos, implementando capacidade de carga e colaborando para o projeto Caminho da Mata Atlântica; no apoio aos festivais do calendário e na captação de novos eventos; além do suporte aos projetos sociais da cidade, como o Paraty Presente, que oferece atividades as crianças e jovens de nove instituições cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e ao projeto Meu Rumo, que promove ações educacionais com foco nos adolescentes que se afastaram da rotina escolar. Fonte: Diário do Turismo e Agências.