Especialistas do setor elogiam adoção de etiquetas RFID de rastreamento de bagagem em tempo real e classificam a iniciativa como inovadora. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) assumiu recentemente um plano global para padronizar a tecnologia em todas as as viagens. Em sua assembleia anual, a IATA disse que o processo de desenvolvimento de uma solução global de RFID deve levar cerca de um ano, e nesse período, ela deve se alinhar a parceiros, principalmente aeroportos, para amadurecer a visão industrial da implementação da etiqueta para ser uma realidade em todas as companhias aéreas a partir de 2020.
O RFID Journal afirmou que a Delta Air Lines é a primeira companhia aérea a mostrar que a tecnologia RFID pode ser uma solução econômica. No aplicativo da Delta, ao verificar as bagagens, o passageiro recebe uma notificação quando as malas estiverem no avião, o que colabora com o conforto e a tranquilidade dos viajantes. Além disso, a Delta pode rastrear a bagagem rapidamente em qualquer lugar do sistema e identificar se alguma bagagem foi colocada no voo errado.
A Delta introduziu o uso de etiquetas RFID nas bagagens em 2016, e depois disso, a IATA compartilhou os resultados de um estudo que concluiu que a adoção global de uma solução RFID poderia reduzir o número de bagagens extraviadas em até 25%.
Fonte: Jornal de Turismo