O poeta cabo-verdiano Mário Fonseca e o escritor argentino Jorge Luis Borges são os homenageados da Segunda edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal, que começa hoje, 21, na ilha cabo-verdiana do Sal (foto), onde decorre até Domingo.
O festival promovido pela Câmara Municipal do Sal e organizado pela editora Rosa de Porcelana, tem curadoria do escritor português José Luís Peixoto e vai ter uma extensão em Lisboa, durante o mês de Setembro.
A iniciativa visa “consolidar a ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde, inscrevê-la como ilha literária reconhecida internacionalmente e promover a reflexão e o debate sobre o tema da literatura-mundo”.
Além dos escritores cabo-verdianos presentes, participarão cerca de 40 convidados autores da Alemanha, Argentina, Brasil, Portugal e Tailândia.
O festival decorre poucas semanas depois de ter sido atribuído Prémio Camões a Germano Almeida, o segundo escritor cabo-verdiano, depois do poeta Arménio Vieira, a ser distinguido com o maior prémio literário de língua portuguesa. Assim, a programação do evento prevê a realização de um tributo aos “Camões de Cabo Verde”, com a presença dos dois escritores.
Mostras de livros, sessões de leitura e conferências completam a programação.
Fonte: PressTUR com Agência Lusa