Julho é um dos meses mais aguardados por muita gente, afinal é mês de férias. Muitas viagens estão sendo programadas, só que boa parte das pessoas acaba esquecendo de tomar certos cuidados na hora de comprar as passagens, reservar hotéis ou adquirir passeios por meio da internet. “Na empolgação, deixa-se de observar coisas importantes nas compras virtuais e o que não faltam são criminosos tentando roubar dados”, adverte Murilo Couto, gerente sênior de Certificação Digital da Serasa Experian.
Para não deixar que a empolgação das férias vire um transtorno futuro, fique atento a alguns cuidados básicos.
Confira as dicas dos especialistas da Serasa para evitar fraude online:
1. Ao ingressar em um site, verifique se possui certificado de segurança. Para isso, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https). Há ainda certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador;
2. Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança;
3. Tenha cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou produtos por preços muito inferiores ao mercado;
4. Não compartilhe dados pessoais nas redes sociais que podem ajudar os golpistas a se passarem por você;
5. Mantenha atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
6. Evite realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores conectados em redes públicas de Internet;
7. Ao usar computadores compartilhados, verifique se fez o log off das suas contas (e-mail, internet banking etc.).
8. Utilize senhas fortes, que tenham também caracteres especiais. Não repita as mesmas senhas em diferentes plataformas de acesso.
Além dessas precauções, tente se antecipar nos preparativos, como uma boa revisão no carro, para os que optarem por pegar a estrada; não deixo para preparar malas na última hora; avise vizinhos e amigos próximos do seu período de afastamento; programar o pagamento de contas que vencem em julho; renove o certificado digital. “Muitos certificados vencem justamente no meio do ano e por estarem em férias as pessoas esquecem. Isso acaba trazendo problemas logo na volta ao trabalho”, adverte Couto.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br