Brasileiros geraram uma receita de 199 milhões de euros aos cofres portugueses no primeiro quadrimestre de 2018, aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior
Com a medida, o governo visa melhorar a experiência de compra de turistas, que chegam em um número cada vez maior ao país luso. A alteração permite que os comerciantes passem a reportar as vendas à Autoridade Tributária (AT) em tempo real, o que evita aos turistas filas de espera no balcão do aeroporto para a obtenção o reembolso.
O novo processo de validação é feito em guichês eletrônicos colocados nos vários aeroportos nacionais. Todas as compras feitas pelos turistas ficam associadas ao número de seus passaportes, o que também ajuda a prevenir as fraudes fiscais.
Turismo de compras
O novo sistema deve ser amplamente utilizado por brasileiros, que são os turistas não-europeus mais numerosos em Portugal. O País está entre os principais destinos da Europa, escolhidos pelos viajantes do Brasil para fazerem suas compras.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no primeiro quadrimestre de 2018, os brasileiros já geraram uma receita de 199 milhões de euros aos cofres portugueses, o que significa um aumento de cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
*Fonte: Brasilturis