Museus estão em baixa entre turistas, aponta ranking de atrações

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Os museus já não estão no topo das atividades escolhidas pelos turistas durante suas férias.

Pelo menos é o que indica um estudo feito pela consultoria Euromonitor International. De acordo com a pesquisa, as atrações turísticas em todo o mundo foram responsáveis por arrecadar US$ 254,6 bilhões no ano passado graças às visitas de mais de 14,8 bilhões de pessoas.

Pontos turísticos na China, nos EUA, no Japão, na França, na Alemanha, no Reino Unido e na Rússia são os que mais atraem visitantes anualmente, com cerca de 11 bilhões de turistas.

Mas, nestes sete países, em apenas dois museus aparecem como a atração mais procurada no ano passado. Na Rússia, o Palácio Peterhof, em São Petersburgo, foi o que mais visitantes recebeu em 2017, com mais de 5 milhões de entradas vendidas. E no Reino Unido, a National Gallery, de Londres, teve mais de 6,5 milhões de visitantes no ano passado.

Em outros quatro países parques de diversão lideraram o ranking de turistas no ano passado _Disney em Orlando, Disney em Paris, Disney em Tóquio e Europa Park na Alemanha_ e na China a atração mais visitada não podia ser outra senão a Grande Muralha.

O grande desafio dos museus agora é atrair a atenção especialmente dos millennials (a geração nascida entre 1980 e 2000), já que este é o grupo demográfico de turistas que mais cresce.

Para isso, várias empresas que gerem museus ao redor do mundo estão apostando em inovações tecnológicas que atraiam este público.

Entre as principais apostas estão a criação de aplicativos, mais exposição nas redes sociais, WiFi gratuito, mais facilidade para comprar ingressos online e até permissão para fotografar obras que antes eram proibidas para que todos possam compartilhar suas experiências.

No Musée Guimet, em Paris, por exemplo, DJs  se apresentam gratuitamente para atrair o público jovem. O LACMA, em Los Angeles, também promove semanalmente shows de jazz, música latina e outras para atrair o público, que é convidado a fazer picnics em suas instalações.

Ainda assim eles permanecem atrás de atrações mais “banais”.

Para quem ficou curioso em saber quais as atrações mais visitadas nestes sete países, aí vão elas, segundo dados da Euromonitor International, em número de visitantes:

 China Grande Muralha 70.381.200
Guilin 63.553.300
Parque Olímpico de Pequim 60.287.800
Templo do Céu 53.605.200
Parque Temático Hangzhou Song Danasty 36.000.000
Shenzhen 33.664.800
Japão Disney Tóquio 30.154.000
Universal Studio Japão 14.768.300
Nagashima Resort 5.948.000
Observatório Tokyo Sky Tree 5.662.100
Yokohama Hakkei Sea Paradise 3.942.200
Aso Farmland 3.940.500
Rússia Museu do Palácio Peterhof 5.010.000
Museu da Catedral de Santo Isaac 3.901.000
Museu Hermitage 3.700.000
Museu Tsarskoye Selo 3.000.000
Kremlin de Kazan 2.850.000
Kremlin de Moscou 2.550.000
EUA Magic Kingdom na Walt Disney World 20.408.800
Disneylândia 19.625.200
Blue Ridge Parkway 15.701.400
Golden Gate National Recreation Area 15.528.200
George Washington Memorial Parkway 11.252.400
Great Smoky Mountains National Park 11.172.900
França Disney Paris 13.389.000
Museu do Louvre 7.343.700
Torre Eiffel 6.104.000
Versailles 5.189.000
Cidade das Ciências de la Villette 3.714.000
Centre Pompidou 3.475.200
Alemanha Europa-Park Rust 5.678.900
Catedral de Colônia 5.033.600
Reichstag 3.922.800
Drosselgasse 3.295.800
Museumsmeile 2.362.600
Frauenkirche 2.157.800
Reino Unido National Gallery 6.560.000
British Museum 6.259.900
Tate Modern 6.189.600
Blackpool Pleasure Beach 5.447.300
Museu de História Natural 4.392.900
Somerset House 3.649.800

E você, costuma visitar museus quando viaja ou prefere parques de diversão e outros tipos de atrações?

Eu confesso que gosto de fazer uma mistura. Não sou rata de museu, mas alguns merecem a visita, mesmo que às vezes o preço da entrada seja salgado. Bom mesmo é como acontece na minha amada Washington DC e em Londres, onde a maioria daqueles museus maravilhosos são gratuitos 🙂

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