Investimento na Semana de Vela coloca Ilhabela no mapa do turismo de inverno

Resultado de imagem para ilhabela

Como é tradicional há 45 anos, Ilhabela é ‘invadida’ por velejadores, familiares, amigos e turistas durante a Semana de Vela. Em 2018, contudo, essa escala subiu de tom. Apenas no primeiro final de semana da mais tradicional competição náutica do Brasil, o Race Village – espaço de convivência instalado no Centro Histórico – recebeu mais de 15 mil pessoas. Na noite desta segunda-feira (23), sete mil acompanharam o show do Paralamas do Sucesso.

Segundo dados da associação comercial, a ocupação da rede hoteleira bateu na casa dos 95%. São números que colocam a cidade no mesmo patamar de destinos tradicionais de inverno do Brasil no mês de julho, como Campos do Jordão. O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, acrescenta dados relevantes.

“Importante salientar que nesse mesmo período no ano passado, a ocupação dos quartos de hotel girava em torno de 70%. Agora, além dos 95% totais, especificamente nas classes A e B atingimos 100% da capacidade da rede hoteleira nos primeiros dois dias da Semana de Vela de Ilhabela”, revela, lembrando que a estrutura montada para divulgação contribuiu para esse sucesso. “Recebemos as maiores emissoras de TV aberta do Brasil, como Globo, Band, Record, SBT e Rede TV!, além de outros veículos importantes”.

Computando os números da presença de turistas na abertura da principal competição náutica da América Latina, Fazzini reforça a confiança em superar as metas estabelecidas pela administração municipal.“A nossa expectativa é de chegar aos 50 mil visitantes no período da Semana de Vela de Ilhabela e 100 mil em todo o município durante o mês de julho”, avalia.

Na conta do secretário, entram os dados da 45ª Semana de Monotipos, entre 7 e 9 de julho, competição que reuniu 200 barcos, mais de 300 velejadores em 20 classes, e levou oito mil pessoas para a ilha e o Ilhabela Boutique Boat Show, realizado na segunda semana do mês.

O secretário salienta que o investimento para o mês de julho visa consolidar efetivamente Ilhabela como a Capital Nacional da Vela. Por isso, além da Semana de Monotipos e Semana de Vela, a cidade sediará eventos esportivos de nível nacional e internacional, como os campeonatos brasileiros de Hobie Cat (outubro) e Optimist (janeiro de 2019), além do mundial de Snipe (outubro de 2019).

Informações das regatas – As regatas da Semana de Vela recomeçam nesta quarta-feira (25) e o Race Village conta com estrutura e tecnologia para fornecer, em terra, imagens ao vivo e as informações das disputas no mar. As posições dos barcos são transmitidas para um telão no espaço instalado no Centro Histórico, mostrando a evolução em tempo real (por meio de localização monitorada por satélite). Dois especialistas em vela, Ricardo “Kadu” Baggio e Murillo Novaes, explicam cada detalhe das provas ao público. Para quem preferir obter as informações direto no computador, tablet ou smarphone, basta acessar o site.

Cinema – A sala de projeções segue recebendo público de todas as idades nas manhãs, tardes e noites de julho em Ilhabela. O cinema do Race Village apresenta lançamentos mundiais e campeões de bilheteria nacionais e internacionais. Em função da parceria com a Paris Filmes, são exibidos títulos como ‘Extraordinário’, ‘O Castelo de Vidro, `Fala sério, mãe!’, ‘Eu só posso imaginar’, ‘Por trás dos seus olhos”, a nova versão de `Dona Flor e seus dois maridos’, entre outros. A entrada é grátis e as sessões começam nos seguintes horários: 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50 e 21h10. A novidade é a inclusão de uma sessão extra diariamente, às 23h20.

Michelangelo – Instalada próxima ao Race Village, no Centro Cultural da Vila, a exposição “A Beleza na escultura de Michelangelo” é uma atração diferenciada na cidade. Reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis e está aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo entre 9h e 22h.

Turismo – Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro. Fonte: Brasilturis.

2 comentários sobre “Investimento na Semana de Vela coloca Ilhabela no mapa do turismo de inverno

  1. This design is spectacular! You obviously know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Great job. I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!|

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *