25ª Bienal Internacional do Livro movimenta 700 mil pessoas em SP

Por Nayara Oliveira

Começa nesta sexta-feira (3) a 25ª Bienal Internacional do Livro, uma das mais importantes feiras literárias do mundo, que deve atrair cerca de 700 mil visitantes para o espaço do Anhembi, em São Paulo. Por dez dias, a programação multicultural reúne públicos de todas as idades, assíduos ou aprendizes interessados em todos os mundos do conhecimento aos quais os livros abrem portas.

03.08.2018 DivulgacaoFlickrBienal1
Feira atrai público de todas as idades de 3 a 12 de agosto no Anhembi/SP. Foto: Flickr Bienal/Divulgação MTur

O turbilhão de arte e cultura combina com o tamanho e as possibilidades que a sede do evento, a cosmopolita São Paulo, oferece para turismo. Não à toa, a capital é o principal destino de turistas brasileiros e também o mais procurado por quase metade dos visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil para eventos e convenções.

Segundo o secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Bob Santos, “a cidade se transformou em um grande hotspot cultural da América Latina. A mistura de diversidade com qualidade faz bem para o setor de turismo como um todo”, comenta.

De acordo com dados do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris e da organização da Bienal, a edição anterior da feira injetou cerca de R$ 50 milhões na cidade, entre gastos do público da feira e visitantes do período (hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras).

Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Bienal deste ano contará com a participação de 291 autores nacionais e 22 internacionais, incluindo nomes como Maurício de Sousa, Fernanda Montenegro e Ziraldo, e os estrangeiros A. J. Finn, Victoria Aveyard e Soman Chainani, entre outros. Palestras, que incluem debates sobre as produções, e sessão de autógrafos, serão espaços de interação direta com o púbico.

A valorização da cultura regional também será um dos pontos altos do evento, com apresentação de cordelistas e repentistas do Nordeste, além de poetas radicados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Além disso, terá 197 expositores e 14 espaços para atrações infantis, juvenis, gastronômicas e de negócios. Para saber mais sobre a programação, CLIQUE AQUI.

“FORA DO COMUM”

03.08.2018 rogeriocassimiro saopaulo
A tradicional Rua 25 de Março e seu movimento costumeiro. Foto: Rogério Cassimiro/Banco de Imagens MTur

Segundo a revista americana “Travel & Leisure”, referência internacional do setor de viagens no mundo, São Paulo é um dos 50 melhores destinos para se viajar em 2018. A publicação diz que “sempre há algo novo a explorar na cidade”.

Destaque pela cena artística e entretenimento fervilhantes, é o destino que mais sedia eventos internacionais no Brasil, segundo o ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, em inglês). Em 2017, foram 55 eventos com esse perfil na capital paulista.

Para os estrangeiros que vieram ao Brasil no último ano, o estado paulista tem também a melhor gastronomia do Brasil: 97,3% dos visitantes internacionais ficaram satisfeitos com a experiência, segundo estudo do Ministério do Turismo. Principal portão de chegadas aéreas do País, registrou, em 2017, 7 milhões de desembarques internacionais e 28 milhões de desembarques domésticos nos aeroportos do estado.

*Fonte: Agência de Notícias do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *