Por Ana Paula Cabral
Conhecida como capital baiana da fé, Bom Jesus da Lapa recebe 550 mil romeiros durante a principal festa religiosa do município, iniciada dia 28 e que prossegue até segunda-feira (6). Hotéis e restaurantes estão entre os setores econômicos mais beneficiados com a chegada dos visitantes nos 10 dias da tradicional romaria do Bom Jesus, realizada há 327 anos.
O número estimado de romeiros é 10% maior do que em 2017, segundo o padre Devaldo Menez, reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa. Sozinha, a cidade recebe de 2,5 milhões de visitantes/ano atraídos pelo turismo religioso: praticamente a metade do fluxo turístico previsto pela Igreja Católica para toda a Bahia.
Dentre os principais mercados emissores de turistas para a cidade estão a própria Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. São destes estados os hóspedes que lotam, até a próxima quinta-feira (9), os 12 quartos da pousada Santa Rita, a 100 metros do santuário. “Não há mais vagas para os meses de setembro e outubro”, explicou a gerente Karla Farah.
No Palace Hotel, a taxa de ocupação também atingiu 100% no período da romaria do Bom Jesus. “Desta sexta (3) até terça-feira (7), nossos 21 apartamentos estarão ocupados e são poucas as vagas disponíveis para eventos dos próximos dois meses”, disse a gerente Maíla Ferreira.
A grande movimentação também se reflete no setor de alimentação. O fornecimento de almoço no restaurante Pikiras, por exemplo, chega a quadruplicar. “Normalmente, servimos almoço para 100 pessoas, mas com a romaria devemos aumentar para 400”, relata a funcionária Elma Silva, que também confirma o aumento da mão de obra: além dos sete funcionários fixos, cinco foram contratados temporariamente para suprir a demanda.
Bom Jesus da Lapa
Banhada pelo Rio São Francisco, a cidade fica a 780 quilômetros de Salvador e tem entre seus principais atrativos as sete capelas que compõem o santuário de Bom Jesus da Lapa e os prazerosos passeios de barco feitos no leito do principal rio do Nordeste brasileiro.
Desde a última sexta-feira (28), o santuário tem recebido romeiros que participam da novena com celebrações diárias, às 19h, presididas por padres e bispos da Bahia, Sergipe e Minas Gerais. O auge da festa se dá na segunda-feira (6), com vigília e procissão, às 17h. Este ano, a romaria homenageia os missionários católicos, que têm a atribuição de difundir os ensinamentos bíblicos.