De acordo com dados divulgados recentemente pela ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, no segundo trimestre deste ano foram transportados 27.148.678 passageiros. E, neste mesmo período, foram registradas 6.311 reclamações em relação às empresas aéreas presentes na plataforma Consumidor.gov.br, usada pela ANAC como canal de recebimento de manifestações desde 2016.
(Fazem parte deste grupo Aeromexico, Air Europa, Air France, Avianca Aerovias, Avianca Oceanair, Azul, British Airways, Condor, Gol, Iberia, KLM, Latam, Lufthansa, MAP, Passaredo, Swiss, Turkish e United, que transportaram juntas 91,4% do total de passageiros no período)
A boa notícia é que houve uma melhora no índice de solução das reclamações atendidas em relação ao primeiro trimestre do ano tanto entre as empresas nacionais quanto internacionais.
Entre as seis companhias aéreas brasileiras, o número passou de 70,5% no primeiro trimestre para 75,6% no segundo.
Já entre as 12 aéreas estrangeiras que fazem parte da plataforma a porcentagem de atendimento das reclamações pulou de 48% para 62,8%.
Dentre as 18 empresas cadastradas no Consumidor.gov.br, a que mais teve reclamações registradas no segundo trimestre deste ano por grupo de 100 mil passageiros foi a Avianca Aerovias.
A espanhola Iberia, com 102 reclamações por grupo de 100 mil passageiros, ficou no segundo posto. A Aeromexico ficou no terceiro posto, com uma projeção de 70 queixas, já que, no período de referência, transportou menos de 100 mil passageiros.
Na sequência aparece a Latam, com 39 reclamações por grupo de 100 mil passageiros (em números absolutos foi a que mais teve queixas, com 3.054 registradas, porém foi a que mais passageiros transportou no período).
A Passaredo foi a quinta colocada (34 reclamações/100 mil passageiros), seguida por Condor (33 queixas/100 mil passageiros), Air France (29 reclamações/100 mil passageiros), Turkish (27 queixas/100 mil passageiros) e AirEuropa (23 reclamações/100 mil passageiros). Fonte: Revista Veja.