A cidade de Caxambu, no sul de Minas Gerais, é um destino imperdível no Circuito das Águas. Situada a 895 metros de altitude, é famosa, principalmente por suas águas minerais carbo-gasosas, sendo considerado, inclusive, o maior complexo hidromineral do mundo.
O lugar tem fácil acesso, tanto por São Paulo, quanto pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Veja abaixo oito paradas obrigatórias para quem deseja visitar a cidade.
Parque das Águas
Principal atração da cidade, o Parque das Águas fica bem no centro de Caxambu. Com 210 mil metros quadrados, abriga 12 fontes hidrominerais (11 com gás e uma sem gás), incluindo a mais famosa e antiga da região, apelidada de Dom Pedro, que conta com uma réplica da coroa portuguesa. As águas brotam da terra com gás.
Além das fontes, o lugar, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, conta com um gêiser (em reforma até outubro), duas piscinas de água mineral, bosque, alamedas para caminhadas, lago e outras atrações.
Balneário
Situado dentro do Parque das Águas, o Balneário Hidroterápico (em reforma) oferece banhos de imersão e tratamentos, piscina de hidroterapia aquecida com diversas duchas, além de saunas a vapor e seca e outras atividades que propõem a renovação das energias. Em sua estrutura, o edifício chama a atenção por seus azulejos e pisos portugueses formando um belo mosaico.
Teleférico
Situado junto ao Parque das Águas, o Teleférico de Caxambu leva os visitantes até o Mirante do Morro Caxambu, passando por cima do lago e da mata do Parque das Águas. O teleférico funciona todos os dias das 9h às 18h.
Mirante do Morro Caxambu
O Morro Caxambu, com 1090 metros de altura, oferece a principal vista da cidade e dos arredores. Além de belas paisagens, o mirante conta ainda com um Cruzeiro e um Cristo Redentor e oferece serviços de lanchonete e loja de souvenires. É possível chegar ao topo do morro de carro, a pé ou de teleférico.
Igrejas
Caxambu conta com duas igrejas em estilo gótico que merecem uma visita. A primeira é a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, que teve sua pedra fundamental lançada em 1892 no mesmo local da antiga capela do século XVIII e hoje abriga as principais celebrações da cidade. E a Igreja de Santa Isabel da Hungria, inaugurada em 1897 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, que foi construída a pedido da Princesa Isabel por gratidão à cura de sua suposta esterilidade, por conta de sua profunda anemia, com água férrea da fonte que hoje tem o seu nome.
Passeio de Charrete
O passeio de charrete é uma das melhores formas de fazer um city tour por Caxambu. O trajeto inclui visita à Chácara das Rosas e ao Portal das Aguas, além de fazendas de criação de cavalos e outros pontos de destaque na cidade. Para quem não abre mão de fazer boas compras, o passeio também é ideal para conhecer o roteiro de lojas de artesanato e doces.
Montanhas e cachoeiras
Nos arredores da cidade, o que não faltam são belos atrativos naturais como cachoeiras, montanhas e picos espalhados pelos parques e reservas naturais. Baependi, por exemplo, a apenas oito quilômetros de Caxambu, é uma boa opção e passeio para admirar as quedas d’água e toda a natureza da região. Não deixe de conhecer a Corredeira do Espraiado do Gamarra e a Cachoeira do Itaúna, duas das mais famosas da cidade.
Lojas de doces
Os doces são os grandes destaques da gastronomia de Caxambu – além das diversas delícias típicas mineiras. A cidade conta com diversas lojas e docerias, doces de fruta em calda ou em pasta. Entre os mais famosos estão o doce de leite e a cocada de maracujá. Vale a pena fazer uma visita para degustar essas delícias e ainda levar para casa.
*Fonte: Jornal de Turismo