Fez, no Marrocos, é um destino a não perder

Uma sugestão interessante para os primeiros raios de Sol do dia é uma visita ao Forte Borj Nord, que conta com o Museu das Armas, embora a sua mais-valia seja o miradouro com vista para a cidade.
Com a imagem da cidade bem presente, é bom aproveitar as horas mais frescas do dia para apreciar os imponentes e elaborados portões do Palácio Real de Fez (Dar al-Makhzen), mesmo não sendo possível atravessá-los.
Junto ao Palácio Real é possível ‘mergulhar’ na medina passando pelo Mellah, o antigo bairro judeu, cujas casas apresentam uma arquitetura distinta, com as tradicionais varandas trabalhadas.
A medina de Fez é uma das maiores áreas urbanas pedestres do mundo e está dividida em dois quarteirões, o mais antigo, Fès el Bali, e o quarteirão onde se encontra o Palácio Real, Fes Jdid.
No interior da medina é possível conhecer as técnicas do trabalho em couro, visitando a fábrica de cortumes de Chouara, a maior da cidade.
Os visitantes podem ainda regatear uma peça em pele autêntica, desde casacos a malas, passando por puffs. Uma ressalva será o odor intenso a que os visitantes estão sujeitos, logo convém não confundir o ramo de hortelã entregue à entrada com um souvenir; é mesmo para aproveitar o seu perfume durante a visita.
Outra opção é uma visita ao Dar al-Magana, uma casa que funcionava como um relógio hidráulico, inaugurado a 6 de Maio de 1357. Ainda é possível apreciar o exterior deste relógio, que não se parece nada com um tradicional relógio, sendo que o seu mecanismo interior está em processo de restauro.
Junto ao relógio hidráulico encontra-se o Cafe Clock, que além de servir snacks, chá e café no interior e nos seus terraços com vista para Fez, conta com componentes de centro cultural como uma pequena biblioteca e um cinema.
No que diz respeito a cultura e educação, Fez conta com aquela que é considerada a mais antiga universidade em funcionamento do mundo, a Universidade de Al Quaraouiyine, fundada em 859.
Para fazer uma refeição, o Palais Mnebhi é uma opção não só pela comida tradicional, pelo ambiente fresco e requintado com elaboradas fontes no seu interior, mas também pela oportunidade de apreciar a vista do seu terraço.
E antes que o dia termine, o ideal será ‘correr’ para o miradouro Sul, contrário ao miradouro do Forte Borj Nord (Norte), e apreciar o pôr-do-Sol e o nascer da noite adornados pelas luzes da Cidade Imperial de Fez.
*Fonte: Presstur

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *