A prefeitura de Porto Alegre inaugurou no final do mês de junho o primeiro trecho do Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba. A nova área de lazer contempla os porto-alegrenses e turistas com 1,3 quilômetros de regeneração urbanística e ambiental, localizada entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.
A obra batizada de Orla Moacyr Scliar, foi projetada pelo arquiteto Jaime Lerner, autor de inúmeras obras com reconhecimento internacional. O Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba totaliza 56.700 metros quadrados. O novo monumento da Capital faz com que as pessoas possam fruir de diversos espaços de lazer na orla, e também apreciar o mais belo entardecer de todos os tempos.
Englobando uma área de lazer revitalizada, agora existe um sistema de iluminação planejada, permitindo o uso do local à noite, incluindo um piso iluminado por pontos em fibra ótica que remete a estrelas aos pés. Por questões de segurança, a região ganhou um ponto permanente da Guarda Municipal (GM) e a cobertura de 39 câmeras de monitoramento. Com o trecho 1 concluído, tanto os moradores, quanto os turistas foram premiados com um cenário deslumbrante em Porto Alegre. O espaço integra decks de madeira, arquibancadas e duas extensas passarelas que aproximam as pessoas do lago e favorecem a contemplação do mais famoso cartão postal da cidade: o pôr do sol no Guaíba.
A área conta também com ciclovia, passeio público, mirantes, quadras esportivas e ancoradouro para barcos de passeios turísticos. A orla terá espaço para gastronomia local, e funcionarão quatro bares e um restaurante panorâmico, que serão operados por permissionários selecionados por meio de licitações públicas.
De acordo com diretor da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Porto Alegre está em festa vivento um momento impar na sua história do turismo, com a inauguração da Orla Moacyr Scliar. “Finalmente temos aquele símbolo icônico, do turismo de lazer na capital dos gaúchos. No primeiro final de semana pós inauguração teve um público estimado em mais de 70 mil pessoas, circulando, testemunhando as qualidades arquitetônicas, inserido na beleza natural da paisagem do parque. Um orgulho para Porto Alegre, fazer parte do rol das grandes cidades e dos grandes destinos, que tem as margens de agua, seja rio, praia, lago, como é o nosso caso. Poder divulgar mundo a fora esse atrativo, como sendo enorme diferencial, e que pode atrair muitos negócios, e vai certamente desenvolver a economia local da orla”, manifesta Snel.
A obra na orla ainda abrange outros trechos que serão projetados que contarão com área de lazer e espaços para a prática de esportes. Fonte: Brasilturis.